A Foton Motor levou algum tempo para se firmar no Brasil. Embora a marca chinesa esteja no País desde 2011, foi somente em 2023 que seus produtos começaram a ganhar bom volume de vendas. Com isso, os caminhões leves da série Aurmark, por exemplo, estão entre os 10 mais vendidos do segmento. Além disso, a empresa oferece caminhões médios, pesados, ônibus, vans, picapes e veículos elétricos, entre outros produtos. Porém, esses modelos são oferecidos apenas na China.
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Inicialmente, a Foton Motor chegou ao Brasil representada por um grupo de importadores. Na mesma época, outras duas grandes fabricantes de caminhões da China, a Sinotruck e a Shacman, também desembarcaram no País. No entanto, como a rede de concessionárias era bastante deficiente, essas marcas logo saíram de cena.
A Foton, por outro lado, resistiu no Brasil, embora com presença muito tímida. A representação nacional, montou caminhões em sistema CKD, com peças importadas, no Rio Grande de Sul, entre 2018 e 2019. Entretanto, a pandemia da covid-19 prejudicou a operação. Após um período de incertezas sobre o futuro da marca no Brasil, a própria Foton Motor Global assumiu o negócio no País, em 2022.
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Foton atua em todos segmentos de carga
Como resultado da ação direta da nova direção, a Foton do Brasil passou a ser uma filial do grupo chinês. Assim, as orientações e as estratégias de vendas vêm de Pequim, onde fica a sede da maior fabricante chinesa de caminhões. À convite da empresa, o Estradão visitou fábricas e centros de teste da empresa, na China.
A Foton tem uma linha de produtos variada. Ao todo, a fabricante oferece 18 modelos de veículos, disponíveis em versões e tamanhos diferentes. São modelos comerciais, ônibus e utilitários de vários portes e para diferentes tipos de aplicações, bem como caminhões de todas as categorias e picapes. Além disso, a empresa produz uma variada oferta de veículos elétricos.
Segundo executivos da empresa, a linha completa pode vir ao Brasil, caso exista demanda. Atualmente, a marca oferece no País os caminhões Aumark S, com opções de câmbio manual e automatizado, bem como com peso bruto total (PBT) de sete, nove e 12 toneladas. Outro veículo é o o iBlue, caminhão leve de seis toneladas com motor 100% elétrico.
Mais revendas, mais produtos
Para oferecer mais produtos no Brasil, a Foton precisa expandir sua rede de revendas e de assistência técnica que, atualmente, conta com 39 pontos. Conforme a empresa, esse processo está em andamento. Assim, a meta é chegar a 50 revendedores no País até o fim de 2024 e a mais de 100 em cinco anos. Com isso, a marca pretende ter capilaridade pelo território nacional e, com isso, oferecer suporte mais rápido para seus produtos e clientes.
De acordo com concessionários brasileiros da marca, que viajaram juntamente com o Estradão à China, a atual rede é suficiente para atender o volume de produtos que a Foton oferece no Brasil. Ou seja, os caminhões Aumark S e iBlue, por exemplo, operam principalmente em centros urbanos nas principais capitais do Brasil. Portanto, em locais em que a marca tem representantes e pontos de assistência técnica.
Porém, juntamente com a recente abertura de mais revendas, a empresa deve lançar mais dois veículos. O primeiro será o caminhão Wonder, com estreia é prevista ainda para 2024. O modelo vai ser vendido no Brasil com motor a gasolina em opções de cabine simples e dupla e capacidade para até 1.245 kg de carga. A segunda novidade da Foton, prevista para o início de 2025, é a picape Tunland, com motor a diesel e sistema híbrido leve.
Caminhão Foton com preço acima de R$ 1 milhão
Segundo Luciano Menezes, sócio-proprietário da Someval Foton, maior representante da marca em Santa Catarina, nos últimos dois anos, a Foton vem acelerando o crescimento no Brasil. "A marca melhorou em vendas e está ganhando credibilidade no mercado", diz. Ele afirma que há muito trabalho pela frente. "Vamos trazer mais produtos, mas precisamos fazer a 'lição de casa' e expandir a rede", afirma.
De acordo com Paulo Matias, concessionário em São Paulo e presidente da Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões (Abrafoton), há espaço para vários produtos da Foton no mercado brasileiro. "Temos diversos veículos em processos de homologação no Brasil. Em um ano e meio, vamos lançar novos produtos", conta.
Nesse sentido, o produto da Foton mais desejado pelos concessionários brasileiros é o Auman Galaxy. Ou seja, um caminhão pesado que, se for mesmo vendido no País, pode ter preço acima de R$ 1 milhão. Conforme apurou o Estradão, o novo modelo pode chegar ao mercado brasileiro em meados de 2026. Porém, inicialmente seriam apenas unidades destinadas a testes no País.
Fábrica no Brasil
Conforme o presidente da Abrafoton, a marca chinesa quer conquistar até 10% de participação do mercado brasileiro de caminhões em cinco anos. Assim, considerando o resultado de vendas de 2023, seria como emplacar cerca de 10.500 veículos por ano. Para alcançar esse volume, a empresa também vai montar produtos no Brasil, de acordo com Matias.
Segundo ele, para isso vários fornecedores já estão em negociação avançada com a Foton. “Atualmente, temos que encomendar os veículos da China e esperar quatro meses para recebê-los. A produção local vai aumentar nossos estoques. Além disso, para certos produtos, vamos perder a dependência do frete marítimo, que oscila diversas vezes durante o ano. Isso afeta nossa segurança de preço”, diz o executivo.
Seja como for, Matias não informou quando a Foton deve começar a montar novos produtos no sistema de CKD. Porém, sinalizou que isso deve ocorrer "em breve". Depois disso, a empresa poderá até construir uma linha de produção avançada no Brasil. "A direção da Foton sinalizou aos concessionários que o Brasil será o maior mercado internacional da marca. Eles querem que o País seja um hub de produção e distribuição para a América do Sul", afirma o presidente da Abrafoton.
O jornalista viajou à China a convite da Foton