Notícias

Mercedes-Benz testa VAN.EA, plataforma elétrica da próxima Sprinter

Protótipo VAN.EA com motorização elétrica testa a plataforma das futuras vans médias e grandes da Mercedes-Benz.

10 de out, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

VAN.EA, Mercedes-Benz
VAN.EA testa a nova plataforma elétrica da Mercedes-Benz
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz iniciou os testes com protótipos da VAN.EA nas estradas da Europa. De acordo com a montadora, esses veículos utilizam uma nova arquitetura elétrica modular e flexível, que servirá como plataforma para suas futuras vans médias e grandes.

O nome do protótipo, inclusive, faz referência à nova plataforma da marca: VAN.EA é a sigla em inglês para Van Electric Architecture (Arquitetura Elétrica de Vans). A montadora, no entanto, manteve o visual dos veículos camuflados.

Segundo a Mercedes-Benz, o novo conjunto estrutural pode receber tração dianteira ou 4x4. Além disso, os protótipos vêm equipados com a versão mais recente do Sistema Operacional da Mercedes-Benz (MB.OS). Esse programa, desenvolvido pela fabricante, conecta os veículos à IoT (Internet das Coisas) e permite atualizações remotas. As vans contam ainda com um sistema de carregamento de 800 volts e um carregador AC de 22 kW.


Publicidade

VAN.EA, Mercedes-Benz
Nova van elétrica da Mercedes-Benz vai atender diversos segmentos - Mercedes-Benz/Divulgação

A fabricante, no entanto, ainda não forneceu dados sobre o desempenho do protótipo, que pode inspirar a próxima geração da Sprinter com motorização elétrica. Contudo, a Mercedes-Benz indicou que a plataforma VAN.EA pode originar novas vans elétricas no segmento de luxo para uso privado e modelos comerciais no segmento premium. A marca também considera o lançamento de um variado portfólio, com opções de veículos familiares, shuttles VIP e limusines.

VAN.EA em viagem pela Europa

A Mercedes-Benz revelou que a VAN.EA já completou uma viagem de longa distância. Em junho deste ano, um modelo partiu de Stuttgart, na Alemanha, e foi até o Cabo Norte, na Noruega, o ponto mais setentrional da Europa. A distância entre os dois pontos é de aproximadamente 2.600 quilômetros.


VAN.EA, Mercedes-Benz
VAN.EA tem a base das futuras vans elétricas da Mercedes-Benz - Mercedes-Benz/Divulgação

De acordo com a montadora, os testes atuais focam na interação de todos os componentes do veículo. A etapa seguinte do programa será o teste em clima frio na Suécia, que acontecerá no próximo inverno da Europa.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião