A Mercedes-Benz iniciou os testes com protótipos da VAN.EA nas estradas da Europa. De acordo com a montadora, esses veículos utilizam uma nova arquitetura elétrica modular e flexível, que servirá como plataforma para suas futuras vans médias e grandes.
- VEJA MAIS:
- Foton Auman Galaxy é esperado no Brasil em 2026 para testes
- Volvo lidera caminhões semipesados e Mercedes-Benz supera VW
- VWCO lança pacote Highline para seus caminhões; veja os novos itens
O nome do protótipo, inclusive, faz referência à nova plataforma da marca: VAN.EA é a sigla em inglês para Van Electric Architecture (Arquitetura Elétrica de Vans). A montadora, no entanto, manteve o visual dos veículos camuflados.
Segundo a Mercedes-Benz, o novo conjunto estrutural pode receber tração dianteira ou 4x4. Além disso, os protótipos vêm equipados com a versão mais recente do Sistema Operacional da Mercedes-Benz (MB.OS). Esse programa, desenvolvido pela fabricante, conecta os veículos à IoT (Internet das Coisas) e permite atualizações remotas. As vans contam ainda com um sistema de carregamento de 800 volts e um carregador AC de 22 kW.
Publicidade
A fabricante, no entanto, ainda não forneceu dados sobre o desempenho do protótipo, que pode inspirar a próxima geração da Sprinter com motorização elétrica. Contudo, a Mercedes-Benz indicou que a plataforma VAN.EA pode originar novas vans elétricas no segmento de luxo para uso privado e modelos comerciais no segmento premium. A marca também considera o lançamento de um variado portfólio, com opções de veículos familiares, shuttles VIP e limusines.
VAN.EA em viagem pela Europa
A Mercedes-Benz revelou que a VAN.EA já completou uma viagem de longa distância. Em junho deste ano, um modelo partiu de Stuttgart, na Alemanha, e foi até o Cabo Norte, na Noruega, o ponto mais setentrional da Europa. A distância entre os dois pontos é de aproximadamente 2.600 quilômetros.
De acordo com a montadora, os testes atuais focam na interação de todos os componentes do veículo. A etapa seguinte do programa será o teste em clima frio na Suécia, que acontecerá no próximo inverno da Europa.
Siga o Estradão no Instagram!