Foi-se o tempo em que os veículos fabricados na China deixavam a desejar em praticamente todos os aspectos. Eram frágeis, mal construídos, tinham desempenho fraco e uma estética muitas vezes duvidosa. Mas isso tudo ficou no passado. O caminhão pesado Foton Auman Galaxy que o diga.
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À convite da Foton Motor, o Estradão foi até a China conhecer o produto que é a vitrine tecnológica da montadora. Para quem não sabe, a fabricante é a maior do país asiático na produção de caminhões e modelos comerciais de todos os tipos. Somente no ano passado, a empresa produziu mais de 500 mil veículos. Por isso, é raríssimo ver um caminhão pelas estradas chinesas que não tenha a marca da Foton.
Conhecendo o Auman Galaxy
O contato da reportagem com o Auman Galaxy aconteceu no Beijing Super Truck Experience Center, o centro de testes de caminhões da Foton em Pequim. À primeira vista, o modelo impressiona pelo visual externo bem trabalhado. Não é algo mandatório, mas o caminhão da fabricante chinesa é um dos mais bonitos que existem. Ele fica ainda mais interessante a noite, graças ao jogo de luzes de LED na parte frontal que cria uma identidade reconhecível a distância.
Na cabine, a sensação não é diferente. O acabamento interno parece de automóvel de luxo, com uma série de itens de conforto para o motorista e uma ótima ergonomia. A versão com cabine leito tem amplo espaço, com pé de direito de 1,85 metro e duas camas. Nesse sentido, a Foton afirma que o Auman Galaxy tem a maior cama da categoria, com 1,24 metro de largura. É quase o mesmo porte de uma “cama de viúvo”.
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O assento do motorista do Auman Galaxy é uma poltrona Grammer 115, repleta de recursos e montada sobre uma base com amortecedores a ar. Além disso, possui ajustes de altura, diversas regulagens para o cinto de segurança, aquecimento, ventilação, massageador, entre outros. Há também uma série de porta-objetos espalhados pela cabine, bem como um generoso compartimento na parte superior frontal.
A parte de instrumentação do Auman Galaxy é toda digital, incluindo uma tela de LCD de 12,3 polegadas no console central. O sistema fornece informações em tempo real sobre o desempenho do veículo, diagnósticos de falhas e dados de consumo de combustível. Ademais, os sistemas de navegação e entretenimento integram-se ao dispositivo, oferecendo conectividade via Bluetooth e comandos por voz. É como um automóvel completo, mas com uma cabine onde é possível passar vários dias e noites.
Caminhão chinês com expertise ocidental
O Auman Galaxy possui diversos recursos fornecidos por empresas tradicionais do Ocidente. O “coração” da máquina é o motor seis cilindros diesel A15, de 15 litros, fabricado na China pela Foton em parceria com Cummins, dos Estados Unidos. Esse propulsor oferece diferentes opções de rendimento e segue a regulamentação de emissões Euro 6. A versão que o Estradão conferiu, um cavalo mecânico com tração 6x4, gerava 680 cv de potência e 254 mkgf de torque.
A transmissão do caminhão pesado da Foton é fruto de outra parceria com uma empresa estrangeira, a alemã ZF. Trata-se de um câmbio automatizado de 12 marchas, projetado para várias condições de rodagem. Associado ao motor Foton-Cummins, o Auman Galaxy tem capacidade de reboque de até 40 toneladas. Ainda de acordo o fabricante, o modelo alcança velocidade máxima de 85 km/h, mesmo com carga máxima.
Em termos de segurança, o Auman Galaxy não deve em nada aos modelos da mesma categoria de marcas como Volvo ou Mercedes-Benz, que não poupam esforços e tecnologias nesse sentido. O caminhão da Foton conta com sistemas como controle eletrônico de estabilidade (ESC), frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de mudança de faixa (LDWS) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O veículo também possui um sistema de câmeras com visão de 360 graus, facilitando as manobras em espaços confinados e aumentando a segurança em áreas urbanas e em pátios de carga.
Outro recuso do Auman Galaxy que protege o motorista é o sistema de monitoramento de fadiga. Por meio de sensores, o equipamento detecta quando o condutor está cansado e o alerta com sinais visuais e sonoros, sugerindo uma parada de descanso.
Quando o Auman Galaxy vem para o Brasil?
Introduzir um novo caminhão no Brasil, ou em qualquer país, é um processo complexo. O ponto crítico é a capilaridade da rede de concessionárias. A Foton, atualmente com 30 revendas no Brasil, planeja abrir mais 20 até o final deste ano, totalizando 50 pontos de atendimento.
Essa rede permite assistência adequada aos caminhões leves Aumark e ao modelo elétrico iBlue, usados na logística urbana. No entanto, para atender o setor de caminhões pesados, os concessionários acreditam que serão necessárias mais de 80 revendas.
“Queríamos ter o Auman Galaxy no Brasil amanhã, mas sabemos que precisamos nos preparar para isso. Nossa rede ainda está em desenvolvimento", afirma Paulo Matias, concessionário Foton de São Paulo e presidente da Abrafoton.
Segundo Matias, trazer o Auman Galaxy para o Brasil requer um grande investimento para estruturar a rede. “Vamos passar de produtos que custam R$ 300 mil para um de R$ 1 milhão. É uma mudança radical, e o consumidor desse segmento é mais especializado, exigindo um trabalho de base robusto."
Além da preparação da rede, operadores brasileiros precisam testar o Auman Galaxy. Concessionários estimam que as primeiras unidades podem chegar ao Brasil em meados de 2026, embora ainda não haja uma data confirmada para o início das vendas. Contudo, dado o ímpeto da marca chinesa e suas ambições para o mercado brasileiro, a chegada do modelo é apenas uma questão de tempo.
O jornalista viajou à China a convite da Foton Motor.
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