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Cummins Meritor muda de nome e revela novidades para a Fenatran

Rebatizada de Cummins Drivetrain and Braking Systems, marca vai mostrar novo eixo e sistema de controle de pressão de pneus

Redação

04 de out, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Cummins Meritor muda o nome e traz novidades para a Fenatran
Cummins Meritor mtis-1_bx
Crédito:CDBS/Divulgação
Cummins Meritor muda o nome e traz novidades para a Fenatran

Em novo posicionamento que reflete a integração dos negócios da Cummins e de sua unidade do segmento de Componentes, a Cummins Meritor agora é Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Assim, o nome Meritor foi mantido para o segmento de pós-vendas. Já os negócios OEM, de manufatura, fica sob responsabilidade da Cummins

Além disso, a fabricante adianta algumas soluções que vai apresentar na Fenatran. Ou seja, com destaque para o eixo MT-17X High Efficiency (HE), de simples redução e com capacidade para até 100 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). 

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Disponível para aplicações com tração 6x4 e 8x4, o MT-17X HE tem maior capacidade de torque de entrada e 30% mais de capacidade de carga disponível na categoria. Conforme a empresa, isso resulta da adoção de novas tecnologias no sistema de engrenamento do diferencial - par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais.

Além disso, a Cummins informa que o projeto garante maior durabilidade ao sistema de rolamento. De acordo com o gerente-sênior de vendas da CDBS, Mauricio Biadola, essas inovações trouxeram um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo. "Bem como avanços significativos que garantem a redução de custos de manutenção.”  

TCO reduzido com novo eixo da Cummins

Da mesma forma, ele explica que houve redução do nível de abastecimento de óleo. Ou seja, são 25 litros de lubrificante, ante os 40 litros padrão desta classe de eixos.


De acordo com informações da empresa, o novo eixo pode ser aplicado em sistemas com motores de até 750 cv de potência. O eixo tandem MT-17X HE traz, como opcional, o CDBS Detachable. Ou seja, um sistema capaz de alterar, quando descarregado, a configuração 6x4 para 4x2.

Dessa forma, o Detachable da CDBS pode desacoplar o segundo eixo trativo, direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo. Do mesmo modo, permite suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o tipo de suspensão. Como resultado, isso reduz o custo quando o veículo está sem carga.  

Essa inovação pode equipar também os eixos da marca com tração 6x4 e 8x4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610.


Cummins Meritor muda o nome e traz novidades para a Fenatran
O eixo MT-17X HE traz redução de TCO graças à redução de abastecimento do óleo - CDBS/Divulgação

Sistema de controle de pressão dos pneus chega em 2025

Outra novidade da marca é a tecnologia de controle de pressão de pneus, que chega em 2025 ao Brasil. Antes, porém, a fabricante vai mostrar o sistema na Fenatran, que ocorre em novembro, em São Paulo. Conhecida globalmente como MTIS (Meritor Tire Inflation System) e, no Brasil, como Meritor CalibrAR, o dispositivo é voltado a carretas.

A nova tecnologia está ligada ao compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo. “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade. Na sequência, o ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, diz o especialista de produtos da CDBS, Renan Silveira.   


O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus. Dessa forma, pode repor automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para realizar os reparos.  

Sistema evita superaquecimento

Segundo a empresa, outra vantagem dessa tecnologia é o monitoramento e alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento da ponta do eixo. O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação.

Em caso de superaquecimento, faz com que o ar seja desviado para pequenos orifícios na ponta do cubo. Assim, gera um assovio, claro e audível, que alerta o operador para a necessidade de providenciar medidas imediatas para evitar danos ao equipamento 


O novo dispositivo também contribui para reduzir o custo total da operação (TCO). Afinal, mantém a pressão correta dos pneus. Conforme a fabricante, isso garante até 1,5% de economia de combustível e aumento de até 10% da durabilidade dos pneus. Além disso, elimina a necessidade de calibração frequente do ar dos pneus.  

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