Entre 4 e 8 de novembro, ocorre no São Paulo Expo a 24ª Fenatran. E essa edição do maior salão internacional da América Latina traz boas expectativas para os fabricantes. Por exemplo, a Volkswagen Caminhões projeta aumentar seus negócios 15% frente à edição de 2022.
Para isso, o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões, Ricardo Alouche, acredita que a edição deste ano da feira será estritamente para negócios. Ou seja, será diferente da anterior, quando as montadoras mostraram novidades para atender à legislação Proconve P8 (Euro 6). "Naquela Fenatran, o cliente foi para conhecer os lançamentos. E os caminhões chegaram entre 15% e 20% mais caros. Além disso, o cenário econômico era outro", resume o executivo.
VEJA TAMBÉM
Iveco personaliza S-Way em homenagem ao Metallica que vai ganhar série limitada
Novos caminhões DAF são até 10%mais eficientes em consumo
Anfavea apresenta estudo sobre descarbonização no Brasil
Publicidade
Todavia, para esta edição, Alouche acredita que o cliente vai comprar porque já conhece o produto. O cenário econômico está melhor. Nesse sentido, o executivo destaca o aumento do PIB a 2,5% e a inflação em queda. Cenários que geram a perspectiva de crescimento no mercado de veículos comerciais.
Dessa forma, para os negócios da Volkswagen Caminhões a Fenatran deve incrementar os negócios em torno de 15% em comparação com a Fenatran de 2022. Parte desse crescimento será puxado pelo setor agro. Uma vez que os clientes costumam fazer suas compras no final do ano, em meados de novembro, quando ocorre a feira. Para já terem os caminhões emplacados até março, quando a nova safra é iniciada.
E para atrair esse cliente, é que a fabricante leva para a Fenatran a linha Meteor renovada e uma novidade que é o Constellation 4x2. Mas além disso, Alouche diz que mostrará outras novidades direcionadas ao setor do agronegócio.
VWCO deve fechar liderado o mercado
A Volkswagen é líder de mercado por quase 23 anos. Ou seja, em 2016, a marca perdeu a liderança nas vendas totais de caminhões para a Mercedes-Benz. Seja como for, neste ano, até o momento, a VWCO tem vantagens. De janeiro a agosto, a marca conta com 25,9% de participação do mercado total de caminhões. E lidera nos segmentos de leves, médios e semipesados.
Conforme publicado pelo Estradão, a Volkswagen apresentou três novidades para a linha de pesados Constellation e Meteor. Com isso, o próximo passo é aumentar a participação nesta categoria. Hoje a marca tem 12% de participação, sendo a quarta fabricante que mais vende caminhões pesados no País. Na frente estão Volvo, Scania e DAF.
“A marca Volkswagen está consolidada na liderança de mercado há 23 anos. Posso afirmar que o nosso pesado Meteor já contribui significativamente para o aumento da rentabilidade e resultados da empresa. E isso não está apenas relacionado a venda do veículo. Mas também na venda de peças, já que não há componentes do Meteor no mercado paralelo. Então, o cliente acaba sendo fiel à rede de concessionária”.
Além disso, Alouche lembra que a linha Delivery com 50% de participação colabora com os bons resultados. Todavia, o valor agregado da família de leves é menor frente ao Meteor. Por isso, a marca avança na ofensiva com seus modelos extrapesados a fim de crescer no mercado.