Em prévia da Fenatran 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus adiantou algumas das novidades que a montadora levará para a maior feira de transporte da América Latina, entre os dias 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo. Os destaques serão os extrapesados VW Meteor e Constellation.
O Meteor, por exemplo, ganhará a cabine Highline. Ou seja, os modelos 28.480 6x2 e 29.530 6x4 passarão a vir de fábrica com painel digital de série. O display do computador de bordo conta com mais de 80 funções. Porém, o que chama a atenção é a tela colorida, de fácil acesso via volante multifuncional e com gráficos de qualidade. Por fora, nada mudou no desenho da cabine.
VEJA TAMBÉM
Eaton vê híbrido a etanol como ´ponte´ para elétricos no Brasil
Novos caminhões DAF são até 10% mais eficientes em consumo
MAN rebatiza motor e câmbio da Scania com o nome 'PowerLion'
Publicidade
Outro destaque na gama Meteor é que o 28.480 6x2 ganha o sobrenome HD, de Heavy Duty. Isso significa que o caminhão trucado passará ter capacidade máxima de tração (CMT) de 58,5 t. Até então, o modelo entregava CMT de 53 t.
Segundo o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO, Ricardo Alouche, o Meteor 28.480 HD atende, sobretudo, o cliente que vai operar com implementos de quatro eixos. "O caminhão ficou versátil, porque agora o cliente pode utilizar o modelo em outros implementos, como do tipo três eixos. Com robustez para puxar o quarto eixo que é mais pesado", antecipa Alouche.
Por fim, a gama Meteor terá o opcional do freio retarder. O componente conta com capacidade de frenagem de 1.225 cv e trabalha com seis estágios. Conforme o executivo da VW, o cliente começou a demandar pelo equipamento. Todavia, o caminhão com o componente encarece em torno de R$ 35 mil. Para se ter uma ideia, o Meteor 28.480 6x2 custa a partir de R$ 923.370 mil, segundo a Fipe.
Volkswagen Constellation ganha tração 4x2 no motor de 13 litros e painel digital opcional
A Volkswagen Caminhões apresenta também o Constellation 20.480 4x2 com motor de 13 litros MAN D26. Com isso, o modelo se junta aos já existentes Constellation 25.480 6x2 e o Constellation 26.480 6x4. De acordo com Ricardo Alouche, o caminhão 4x2 com maior motor vai atender segmentos que operam nas médias distâncias. Por exemplo, como carga seca, cargas industriais, bem como abastecimento entre portos e linhas férreas.
Outro público alvo é o cegonheiro. Neste caso, a VW já vendeu 80 unidades do novo caminhão para a Gabardo Transporte de Veículos. E negocia outras 150 unidades no mercado.
Ainda sobre o segmento de extrapesados, vale lembrar que o Meteor chegou em 2020. E naquele ano, a marca tinha 5% do segmento. Até então, a MAN atuava com o TGX. Todavia, com a chegada dos modelos Meteor, a VWCO aumentou sua participação. Neste ano, a marca conta com 12% de participação no segmento até setembro. Assim, é a quarta marca mais vendida entre os extrapesados, atrás de Volvo, Scania e DAF.
Todavia, entre julho e agosto, chegou a ter 18% de mercado, ocupando a terceira posição. Assim, tirando o posto da DAF
Para reconquistar a terceira posição na categoria, e a VW não está tão distante, a fabricante vai apostar na oferta de serviços. Nesse sentido, segundo Alouche, a empresa vai apresentar na Fenatran o primeiro bloqueio remoto de caminhão oferecido diretamente por uma montadora. Além disso, mostrará o Trucker Assist, com várias soluções de conectividade reunidas em um único aplicativo. Todos são ligados à plataforma RIO.