A Tesla Motors finalmente apresentou o caminhão elétrico Semi na Europa. O modelo está em exposição e disponível para test-drive nesta semana no IAA Transportation, o maior evento de veículos comerciais do mundo, em Hannover, Alemanha.
- VEJA MAIS:
- Novos caminhões da DAF são até 10% mais eficientes em consumo
- Anfavea apresenta estudo sobre descarbonização no Brasil
- Scania lança 10x4 XT Super de 560 cv para mineração
O Semi apresentado em Hanover é um cavalo mecânico com tração 6x4 e cabine simples. Versões desse caminhão, produzidas em pequenas séries, estão em serviço nos Estados Unidos desde 2022, em atividades acompanhadas pela fabricante do bilionário Elon Musk.
Dan Priestley, diretor do programa de caminhões da Tesla Motors, forneceu detalhes dessas operações e sobre os planos da marca para o mercado europeu durante a apresentação do produto no evento.
Publicidade
De acordo com o diretor da Tesla, as cerca de 100 unidades do Semi construídas até o momento percorreram mais de 7,2 milhões de quilômetros por estradas dos EUA. A contagem começa em 2019, com o início dos testes do caminhão elétrico em vias públicas, e soma a quilometragem dos veículos em serviço comercial no país, como os modelos operados pela Pepsi.
Assim, cada caminhão elétrico da Tesla em operação nos EUA percorreu em média 73.600 quilômetros. Além disso, Priestley comentou que uma unidade em particular soma mais de 396.800 quilômetros no odômetro com um ano e meio de serviço.
Tesla Semi faz 1 km por 1 kWh
Conforme relatado pelo diretor da Tesla no IAA 2024, o Semi tem uma eficiência energética de 100 quilowatts-horas por 100 quilômetros. Ou seja, o caminhão requer 1 kWh para percorrer um quilômetro. Esse número representa uma melhoria de 20% em relação ao valor de 1,2 kWh/km (ou 2 kWh/milha) anunciado anteriormente pelo fabricante.
Nos EUA, os Tesla Semi está disponível em duas versões com alcances diferentes. O modelo Standard Range, tem autonomia declarada de 500 km, e o Long Range de 800 km. Conforme divulgado pela empresa, o peso bruto total do primeiro modelo é abaixo dos 9.000 kg, enquanto o segundo, com baterias maiores, tem PBT inferior a 10.500 kg.
Habituada a divulgar feitos notáveis de seus carros elétricos, a Tesla apresentou em Hannover um dado interessante sobre o Semi. De acordo com a fabricante, o caminhão elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 20 segundos com carga máxima (cerca de 40 toneladas).
Semi a caminho da Europa
Priestly mencionou na apresentação no IAA 2024 que os Tesla Semi estão obtendo 95% de aproveitamento de tempo de atividade nos EUA. Os veículos param apenas para efetuar manutenção e recarregar as baterias. Dessa forma, a montadora america diz que o caminhão elétrico pode substituir um modelo pesado a diesel (da Classe 8, nos EUA), considerando que ele pode rodar 1.600 km em um dia com várias paradas de estações de carregamento rápido.
O diretor do programa informou que o Semi está adaptado para obedecer à regulamentação europeia. No entanto, o diretor da Tesla não comentou quando a empresa venderá o veículo na Europa. Em contrapartida, ele informou que a fabricante planeja atingir uma produção anual de 50.000 unidades do caminhão elétrico a partir de 2026.
Atualmente, a construção da "Giga Nevada", a fábrica da Tesla em Lake Tahoe, Nevada, nos EUA, está em fase inicial. Este é o local onde o Semi produzido em larga escala. Espera-se que a planta comece a operar no final de 2025, com as primeiras entregas aos clientes previstas para o ano seguinte.