A Iveco apresenta nesta semana no IAA Transportation 2024 sua vasta gama de veículos de baixa emissão. Nesse sentido, além dos modelos elétricos a bateria e hidrogênio, a gama conta com veículos movidos a HVO e gás natural.
Destaques para o S-eWay Rigid, modelo elétrico a bateria destinado aos serviços pesados. Assim como o eMoovy, comercial leve elétrico desenvolvido em colaboração com a Hyundai para a última milha. No IAA, a Iveco realiza o lançamento oficial de ambos os modelo.
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Seja como for, o S-eWay Rigid traz opções de cabines simples, leito teto alto ou baixo. Assim como diferentes suspensões e distâncias entre os eixos. E com a disponibilidade de ser equipado com 4, 5 ou 7 packs de baterias em diferentes layouts. Dessa forma, permite atuar numa ampla gama de aplicações urbanas e regionais. E com alcance máximo de até 400 km.
Novo Iveco eMoovy
Além disso, a Iveco apresentou o eMoovy. Ou seja, veículo urbano elétrico, projetado do zero em parceria com a Hyundai Motor Company. A primeira cabine de chassi elétrico para atuar no segmento de 2,5 t a 3,5 t de PBT. Dessa forma, destinado ao transporte urbano. O eMoovy é fabricado pela Hyundai e distribuído no mercado europeu pela Iveco.
O modelo, já chamado de o irmão mais novo do Daily, conta com estrutura rebaixada na parte do chassi, projetada para equipar implementos com capacidade de até 10 m³, ou 1.500 kg de capacidade. O motor desenvolve potência de 218 cv e torque máximo de 75,7 mkgf. O motor é alimentado por baterias com capacidades de 63 kWh ou de 76 kWh.
A cabine permite levar duas pessoas, incluindo o motorista. E a bordo o modelo traz painel e digital. Além disso, o eMoovy conta com recursos como modo Eco e quatro níveis de intensidade de recuperação de energia na desaceleração. Do mesmo modo, está presente o controle de cruzeiro adaptativo com função stop&go, controle de saída de faixa, frenagem automática de emergência, assistente de curva e detecção de atenção do motorista como itens de série.
A Iveco também apresentou a versão do seu carro chefes-Way a hidrogênio. Porém, ainda como um protótipo. O modelo é equipado com um motor de combustão interna de hidrogênio de 13 litros. Além disso, a fabricante mostra o conceito de um caminhão híbrido para serviço pesado com um sistema de extensão de alcance alimentado por um motor Cursor H2 e 9 litros. Esse motor foi desenvolvido pela FPT Industrial, marca do Iveco Group.