A 5ª geração do Mercedes-Benz Actros começa em breve a chegar aos clientes. Por ocasião da feira IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, a montadora confirmou a data de início da produção em série. Assim, em novembro entra em linha o modelo com motor de combustão Actros L, bem como o elétrico eActros 600.
Ambos os caminhões utilizam a mesma carroceria, diferenciada por uma frente arredondada e mais aerodinâmica. Mas completamente inalterada em termos de dimensões internas e layout da cabine. Ademais, também compartilham os equipamento mais avançados, incluindo faróis Matrix LED, uma tela digital redesenhado no painel, a sexta geração de frenagem automática de emergência, a terceira geração de piloto automático rodoviário e controle de cruzeiro excepcionalmente avançado.
O Actros L modernizado traz motores já conhecidos da oferta atual, incluindo a popular unidade OM 471 com capacidade de 12,8 litros. O fabricante destaca, no entanto, que em combinação com uma carroceria mais aerodinâmica e a caixa de velocidades Powershift G 291-12 melhorada, o consumo de combustível cairá mais de 3% em comparação com o seu antecessor.
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Motor elétrico
O eActros 600 conta com capacidade de bateria de mais de 600 kWh e um novo eixo de acionamento elétrico. Assim, permitindo que o eActros 600 entregue autonomia de 500 quilômetros sem carregamento intermediário.
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Conforme a Mercedes-Benz, essa autonomia é alcançada sob condições muito realistas, refletindo o uso padrão com 40 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Assim, o caminhão elétrico é capaz de se deslocar por mais de 1.000 km por dia. Isso é possível graças ao carregamento intermediário durante os intervalos de descanso do motorista, por exemplo.
O eActros 600 traz três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Elas oferecem capacidade total instalada de 621 kWh. E a capacidade nominal da nova bateria, com base em condições de contorno definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientes.
Entregas aos clientes começam neste ano
Seja como for, os primeiros veículos a saírem da planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörthjá começam a chegar aos clientes no final de 2024. Além disso, as plantas da Daimler Truck de Mannheim, Kassel e Gaggenau desempenham um papel importante nesse contexto.
Elas fornecem os componentes necessários para a tração à bateria elétrica do eActros 600, como o eixo de roda elétrico, componentes de transmissão e a caixa dianteira. Dessa forma, combinando inúmeros componentes de alta e baixa tensão, utilizando para isso o espaço de instalação anterior do motor à combustão.
“Já apresentamos há alguns anos nossa visão do transporte sustentável do futuro. Para nós, a IAA Transportation 2024 orbita claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos de série à bateria elétrica nas quantidades requeridas por nossos clientes”, diz o CEO da Daimler Truck, Martin Daum.
Seja como for, como as vendasdo eActros tiveram início no final do ano passado, a Daimler Truck já registrou 2.000 pedidos do modelo. Além disso, há também cartas de intenção. Assim, totalizando um número de quatro dígitos, segundo a companhia.
TruckCharge
Ademais, a Daimler Truck lança a nova marca TruckCharge de infraestrutura elétrica (e-infrastructure). Ou seja, destinada ao carregamento de veículos da marca.
Por ora, a nova empresa vai atender o mercado na Europa. Além disso, o TruckCharge reúne as ofertas da empresa relativas à infraestrutura elétrica e o carregamento de caminhões elétricos. Ou seja, consultoria e infraestrutura, bem como a operação de terminais eletrificados para transportadoras e empresas industriais.
Parte da oferta inclui o Fleetboard Charge Management, que fornece uma visão holística de todas as interações entre os caminhões elétricos da frota e as próprias estações de carregamento da empresa. Por sua vez, o Charging Card permite o carregamento sem dinheiro em movimento, e o financiamento da infraestrutura de carregamento.