Notícias

Scania V8 retorna aos Estados Unidos depois de três décadas

Um youtuber viajou até à Suécia para acompanhar de perto a produção do Scania V8, que ele vai rodar em testes durante um ano nos Estados Unidos

Redação

27 de set, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Depois de três décadas, um Scania V8 volta ao mercado americano
Scania motor V8
Crédito:Bruce Wilson/Divulgação
Depois de três décadas, um Scania V8 volta ao mercado americano

O Scania com motor V8 ainda mexe com o imaginário coletivo de muitos motoristas e empresários de transporte. Sendo ainda um sonho de consumo até em mercados onde a marca não atua. Nos Estados Unidos, o Scania V8 não é comercializado oficialmente há 32 anos. A fabricante sueca tentou entrar no mercado norte-americano como marca própria e com modelos europeus, mas a investida durou pouco: de 1985 a 1992.

VEJA TAMBÉM
Scania 2025 é flagrado em testes e vem ao Brasil na Fenatran
Produção de caminhões no Brasil cresce 40,7% em 2024
Caminhões pesados: Volvo e Scania lideram, DAF cresce; veja o ranking

Mesmo com a estreita colaboração da Mack Trucks, a marca do grifo com o seu modelo V8 não conseguiu ganhar posições no segmento de caminhões Classe 8 (pesados rodoviários). Além disso, a Volvo já havia iniciado sua aventura pela América do Norte. Mas o fez comprando a White, uma marca local. E anos mais tarde conseguiu se tornar uma das marcas mais desejadas pelos transportadores.


Publicidade

Seja como for, agora a Scania retorna aos Estados Unidos com o V8 que começa a rodar no país. Uma unidade do caminhão vai operar nas mãos do youtuber Bruce Wilson. O também empresário de transporte até viajou à Suécia para acompanhar a produção do primeiro V8 R770 que será utilizado por ele nos EUA.

Vale ressaltar que Wilson é dono de outros caminhões da marca. Porém, modelos com mais de 25 anos de uso. E operam como coletores. E como o youtuber sempre curtiu o V8, esse novo modelo será o seu veículo oficial de trabalho por pelo menos um ano.

Scania V8: o caminhão mais potente da marca

Depois de três décadas, um Scania V8 volta ao mercado americano
Bruce Wilson vai rodar com o caminhão Scania S770 V8 por um ano nos Estados Unidos

Conforme relatado pelo próprio influenciador, o caminhão é propriedade da Scania, e servirá de plataforma de avaliação para saber como ele se comporta nas condições de operação das estradas norte-americanas. Nesse sentido, conforme o motorista, por causa do motor V8, em alguns estados daquele país o caminhão vai conseguir rodar em velocidades mais altas, chegando a quase 120 km/h.

A última geração de motores Scania V8, além de oferecer um nível recorde de potência, também trouxe melhoria significativa de eficiência de combustível em comparação com o seu antecessor. Dessa forma, a economia total pode chegar a 6%, ou até mais, dependendo da aplicação. E grande parte desse valor também se deve à nova caixa de câmbio G38.

Mas a realidade mostra que, para além da economia, o principal interesse da nova geração V8 é na versão topo que entrega nada menos que 770 cv de potência e 377,5 mkgf de torque. Assim, tornando-o o caminhão mais potente produzido em série da marca.


Scania se aventurou pelos Estados Unidos

A Scania conseguiu ficar sete anos oferecendo seus produtos com grande variedade de configurações, incluindo a cabine bicuda nos Estados Unidos. Do mesmo modo, chegou a ter cerca de 17 concessionárias na Costa Leste do país.

E apesar da boa aceitação por parte dos motoristas, a fabricante não conseguiu superar as 1 mil unidades vendidas durante o período. Em junho de 1992, a Scania USA Inc. anunciou que suspenderia a importação de caminhões pesados ​​no final daquele ano.

Todavia, ninguém imaginaria que anos mais tarde a Scania voltaria àquele mercado. Mas agora como integrante do Grupo Traton, dono da Navistar, que produz caminhões International. E que desde o ano passado os modelos são fabricados com motores e caixa Scania da plataforma S13. 


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião