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Novo Renault Master H2-Tech usa motor elétrico com gerador a hidrogênio

Renault Master H2-Tech será apresentado no Salão de Hannover; utilitário com 700 quilômetros de alcance será lançado na Europa em 2025

Thiago Vinholes

17 de set, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Renault, Master H2-Tech,
Novo Renault Master H2-Tech tem autonomia de até 700 km
Crédito:Renault/Divulgação

A Renault revelou os primeiros detalhes do novo Master H2-Tech, equipado com motorização elétrica e gerador alimentado por hidrogênio. O utilitário de zero emissão ficará em exibição no IAA Transportation, o salão de veículos comerciais de Hanover, na Alemanha, entre 17 e 22 de setembro.

De acordo com a montadora, o protótipo enviado ao evento na Alemanha “prefigura a versão de produção” do novo Master com motorização alternativa. A HYVIA, uma joint venture entre o Renault Group e a Plug, empresa francesa dedicada à mobilidade de hidrogênio, desenvolve o novo veículo.

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Variadas aplicações: utilitário será oferecido em versões van e chassi-cabine - Renault/Divulgação

A Renault informa que o novo Master H2-Tech pode percorrer até 700 quilômetros (ciclo WLTP). Conforme a marca, este é o maior número de autonomia entre as grandes vans de zero emissão. O veículo usa o sistema 'Dual power', que inclui a célula de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh, para atingir esse alcance.

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A célula de combustível realiza a reação eletroquímica entre o hidrogênio e o oxigênio. Como resultado, o dispositivo gera eletricidade, além de água e calor. Além disso, aproveitando esse último efeito residual, a Renault incluiu no Master H2-Tech o sistema “Heat recovery”, que recupera a energia térmica para aquecer a cabine sem afetar a autonomia do veículo.

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Dual Power: sistema inclui a célula de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh - Renault/Divulgação

Renault Master H2-Tech reabastece em cinco minutos

Diferentemente dos veículos elétricos movidos a bateria, que demoram para recarregar, veículos com sistema de propulsão a hidrogênio são mais rápidos nesse quesito. De acordo com a Renault, o Master H2-Tech poderá ser reabastecido em apenas cinco minutos em postos de H2. A fabricante venderá o utilitário com duas opções de tanques de hidrogênio: 7,4 kg ou 9 kg.

Sobre a disponibilidade de postos de hidrogênio, a Renault afirma que já existe uma rede pública com quase 200 estabelecimentos na Europa que pode atender a nova versão do Master. Além disso, a HYVIA também oferece estações de reabastecimento de H2 para clientes empresariais.

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Estação de reabastecimento de H2 da HYVIA - Renault/Divulgação

Conforme adiantou a Renault, o Master H2-Tech estará disponível em versões van e chassi cabine. Além disso, o veículo permitirá conversões variadas, como basculante, ambulância, gôndola ou transporte refrigerado. Segundo a montadora, a produção do veículo a hidrogênio, em Batilly, França, começará em 2025, bem como as vendas. A fabricante ainda não divulgou os preços do veículo.

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