A Renault revelou os primeiros detalhes do novo Master H2-Tech, equipado com motorização elétrica e gerador alimentado por hidrogênio. O utilitário de zero emissão ficará em exibição no IAA Transportation, o salão de veículos comerciais de Hanover, na Alemanha, entre 17 e 22 de setembro.
- VEJA MAIS:
- Scania 2025 é flagrado em testes e vem ao Brasil na Fenatran
- Caminhão Mercedes-Benz Arocs ganha carreta com piscina
- Roubos de vans, furgões e VUCs crescem quase 50% no Brasil
De acordo com a montadora, o protótipo enviado ao evento na Alemanha “prefigura a versão de produção” do novo Master com motorização alternativa. A HYVIA, uma joint venture entre o Renault Group e a Plug, empresa francesa dedicada à mobilidade de hidrogênio, desenvolve o novo veículo.
A Renault informa que o novo Master H2-Tech pode percorrer até 700 quilômetros (ciclo WLTP). Conforme a marca, este é o maior número de autonomia entre as grandes vans de zero emissão. O veículo usa o sistema 'Dual power', que inclui a célula de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh, para atingir esse alcance.
Publicidade
A célula de combustível realiza a reação eletroquímica entre o hidrogênio e o oxigênio. Como resultado, o dispositivo gera eletricidade, além de água e calor. Além disso, aproveitando esse último efeito residual, a Renault incluiu no Master H2-Tech o sistema “Heat recovery”, que recupera a energia térmica para aquecer a cabine sem afetar a autonomia do veículo.
Renault Master H2-Tech reabastece em cinco minutos
Diferentemente dos veículos elétricos movidos a bateria, que demoram para recarregar, veículos com sistema de propulsão a hidrogênio são mais rápidos nesse quesito. De acordo com a Renault, o Master H2-Tech poderá ser reabastecido em apenas cinco minutos em postos de H2. A fabricante venderá o utilitário com duas opções de tanques de hidrogênio: 7,4 kg ou 9 kg.
Sobre a disponibilidade de postos de hidrogênio, a Renault afirma que já existe uma rede pública com quase 200 estabelecimentos na Europa que pode atender a nova versão do Master. Além disso, a HYVIA também oferece estações de reabastecimento de H2 para clientes empresariais.
Conforme adiantou a Renault, o Master H2-Tech estará disponível em versões van e chassi cabine. Além disso, o veículo permitirá conversões variadas, como basculante, ambulância, gôndola ou transporte refrigerado. Segundo a montadora, a produção do veículo a hidrogênio, em Batilly, França, começará em 2025, bem como as vendas. A fabricante ainda não divulgou os preços do veículo.