A Iveco Bus é a quarta marca que mais emplaca ônibus no País. De janeiro a julho foram 1,2 mil unidades vendidas, o que garantiu à fabricante 8,37% de mercado. Em outras palavras, isso representa crescimento nas vendas de 70%. Dobrando sua presença frente ao semestre anterior.
Fruto desse resultado é a estratégia da Iveco. Recentemente, a marca apresentou novas soluções para descarbonizar o transporte de passageiros, como o ônibus a gás. Além disso, a marca passou a atuar em segmentos hoje pouco explorados pelos demais fabricantes.
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Nesse sentido, a marca que há 12 anos está presente no País, recentemente fez dois lançamentos que, segundo a Iveco, têm potencial de crescimento.
A montadora lançou a versão de van para varejo de 3,9 t. Trata-se de uma van Daily direcionada ao transporte escolar. E que no Brasil tem mercado para 5 mil unidades ao ano.
Outra novidade é o chassi 17.280 com suspensão pneumática. Veículo que atende operações de transporte urbano de passageiros em regiões com muita topografia. À exemplo disso, Belo Horizonte, MG, demanda por modelos com suspensão pneumática. Além disso, o mercado de fretamento é um potencial comprador, por causa do conforto extra.
Segundo o vice-presidente da Iveco Bus, Danilo Fetzner, chassi biarticulado, bem como soluções com motor traseiro são veículos bem competitivos no mercado. Mas que a Iveco ainda não oferece.
“Por isso, com essas soluções que acabamos de lançar, queremos conquistar o mercado já existente. Somos fortes com a Daily. E nos últimos dois anos, tivemos uma ótima consolidação com o ônibus de 17 t na suspensão metálica. O cliente elogia o TCO, então faz sentido eu apresentar a solução com a suspensão pneumática”.
Conforme Fetzner o próximo passo será um chassi com motor traseiro. A marca também não descarta a possibilidade de, antes mesmo de mostrar um chassi articulado, introduzir um ônibus elétrico 100% Iveco.
O potencial do chassi a gás e elétrico
Sobre os ônibus alternativos ao diesel, a Iveco optou por não se posicionar com uma única solução. Para isso, a marca se define como “provedora de soluções multienergéticas”.
“Por meio dessa estratégia, a Iveco consegue atender de forma mais assertiva às necessidades dos mercados em que atua. Sobretudo, aqueles que são mais voláteis, como é o caso da América Latina”, diz o vp da Iveco.
Nesse sentido, Fetzner cita a introdução do veículo a gás no mercado argentino ainda em 2022. O primeiro modelo de ônibus na região e único é o 17G21. O chassi, fabricado na planta da Iveco em Córdoba, ajudou a marca a promover sua atuação naquele mercado que tem grande potencial para o gás.
Em dois anos, o modelo teve vendas expressivas a importantes clientes daquele país. O que serviu de incentivo para a Iveco introduzir o veículo no Brasil. Porém, na versão 17-210.
Ou seja, trata-se do mesmo modelo fabricado na Argentina. Porém, atendendo às demandas do transporte de passageiros no País. Por aqui, segundo Fetzner, já há duas capitais brasileiras cotando o veículo. Mas a Iveco não revela ainda quais são as cidades.
Seja como for, tanto no Brasil como na Argentina, o chassi a gás é oferecido nas opções de 6 e 9 cilindros de gás. O que garante autonomia de 210 e 350 km respectivamente. Além disso, o ônibus é um Padron de 12 metros. Portanto, voltado ao transporte urbano de passageiros.
Mas a Iveco não vai ficar de fora da eletrificação. E apresentou, ainda como um protótipo, o 17 E-BEV. Porém, o modelo foi desenvolvido em parceria com a Giaffone Electric.