A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou o novo caminhão Constellation 33.260 8x4 da família Constructor, dedicada a operações de construção civil. De acordo com a fabricante, além da tração 8x4, o modelo tem entre-eixo reduzido e suspensão reforçada. Assim, a marca informa que a nova opção tem maior durabilidade e melhor desempenho em terrenos acidentados, algo comum na construção civil. Além disso, essas características aumentam a capacidade de carga, também conforme a empresa.
Segundo Paulo Perin, supervisor de engenharia de veículos especiais da VWCO, o projeto doo novo Constellation da linha Constructor foi feito em estreita colaboração com clientes do setor. “Foi um trabalho de bastante escuta e pesquisa. Com base nessas informações, o time se dedicou a entregar um produto que supere expectativas e performe de maneira excelente em campo”, afirma.
- VEJA MAIS:
- Feira dos cegonheiros deve gerar R$ 500 mi em negócios
- Agrale exporta 70 ônibus automáticos para o Chile
- Marcopolo vende 472 ônibus em feira do setor em São Paulo
Conforme a montadora, um dos destaques do Constellation 33.260 8x4 é a mabobrabilidade, graças ao raio de giro reduzido. Como resultado, o caminhão pode se movimentar com mais facilidade em espaços confinados, como canteiros de obra e subsolo, por exemplo. Ademais, contribui com isso os freios ABS, bem como o controle de tração e a assistência de partida em rampa.
Publicidade
Caminhões vocacionais da Volkswagen
Vale lembrar que o novo Constellation 33.260 8x4 tem motor de seis cilindros em linha com 260 cv de potência e mais de 95 mkgf de torque. Segundo a marca, esse propulsor tem sistema SCR (redução catalítica seletiva, em tradução livre. Ou seja, que utiliza Arla 32 para reduzir as emissões de poluentes.
A linha de caminhões vocacionais da VW sai de fábrica preparada para receber implementos. Segundo a fabricante, isso reduz o tempo e o investimento para instalação de equipamentos voltados às operações pesadas.
De acordo com dados da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), em 2023 a VWCO liderou o volume de implementações destinadas a diferentes segmentos. Com isso, a marca obteve 36,7% do volume total de veículos emplacados pelas associadas, com mais 22.200 unidades vendidas.