Notícias

Volvo atualiza sistemas de segurança ativa de seus ônibus

Além de aprimorar os sistemas de segurança ativa, agora alguns componentes passam a ser de série em alguns modelos de ônibus da Volvo

Andrea Ramos

15 de ago, 2024 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo, Volvo Buses
Novos ônibus da Volvo Buses ganharam mais equipamentos de segurança
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Buses traz novidades para a sua linha de ônibus com a atualização dos sistemas de segurança ativa. A novidade, Sistema de Segurança Ativa (SSA) é um reforço à visão "Zero Acidentes" da marca. E está em linha com os sistemas presentes na Europa.

Conforme o presidente da Volvo Buses, André Marques, a detecção do sistema é muito mais dinâmica. Sendo capaz de detectar objetos ou animais menores. Além disso, os veículos ganharam novos sensores laterais, o que permite a detecção de pontos cegos.

Atuando de forma integrada, o SSA é um pacote de tecnologias que fornece e gerencia informações vitais sobre o trânsito e o entorno do ônibus para evitar colisões. A grande maioria dos recursos é de série nos veículos rodoviários 6x2 e 8x2.


Publicidade

VEJA TAMBÉM
Iveco eDaily personalizado para o Metallica é mostrado no Brasil
Volare mostra primeiro micro-ônibus híbrido a etanol do Brasil
Scania lança ônibus com novo painel digital, que em caminhões chega em novembro

Recursos que compõem o SSA da Volvo

Dessa forma, contemplam as novidades o alerta de ponto cego frontal. O sistema rastreia a área à frente do ônibus, buscando a presença de pedestres e outros objetos. Em caso de detecção, o motorista é notificado no painel. Assim, pode reduzir o risco de acidentes em terminais, pontos de parada e cruzamentos. O sistema é também um auxílio extra em ambientes de trânsito movimentados.

Há ainda o assistente de sinalização de trânsito. O componente reconhece e exibe uma série de sinais de trânsito no painel do veículo. A tecnologia utiliza câmera de vídeo e processamento de imagens em tempo real. Assim, quando um limite de velocidade é alterado, um alerta sonoro é emitido. O recurso ajuda a evitar riscos relacionados ao excesso de velocidade. Portanto, ajuda a reduzir a possibilidade de multas.


Além disso, o detector de fadiga monitora a posição do veículo dentro da faixa e emite alerta quando detecta perda de foco. Dessa forma, conta com dois níveis de atuação. Ou seja, um sinal sonoro discreto e a mensagem no painel “Foco na condução”. Assim como um sinal emergencial, que adiciona um alerta sonoro aumentado.

Volvo atualiza os sistemas de segurança ativa de seus ônibus
Novidades estão disponíveis nos chassis rodoviários e alguns como série nos modelos 6x2 e 8x2

Para isso, a tecnologia usa uma câmera e o processamento de imagens para estabelecer o padrão de condução dentro da faixa. O que previne situações perigosas causadas por distração, sonolência e fadiga do motorista.


Outras funções de segurança

O alerta de ponto cego lateral detecta usuários da estrada nas laterais do ônibus como ciclistas e pedestres. E alerta o motorista sobre possíveis usuários de ambos os lados. O dispositivo identifica objetos quando o veículo está em movimento e quando está parado.

Por meio de um LED que se acende na coluna do ônibus o motorista é alertado. E quando a colisão é iminente, a luz pisca e um sinal sonoro é emitido.

“Além do alerta, o sistema eventualmente pode fazer a frenagem. Porém, de modo seguro”, diz Marques.


Todavia, o monitoramento de pressão de pneus alerta o motorista se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros. Do mesmo modo, o sistema emite um aviso visual no painel de instrumentos. E o condutor recebe uma apresentação gráfica, com as leituras mais recentes.

Conforme o presidente da Volvo Buses, a tecnologia evita comportamentos inesperados e incorretos na estrada. Além de melhorar a dirigibilidade e a eficiência energética do ônibus.

Dessa forma, outros itens que já existiam na gama e foram mantidos, com o objetivo de aumentar a segurança são o alerta de colisão com frenagem de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e piloto automático adaptativo. Assim como programa eletrônico de estabilidade (ESP) e freios eletrônicos EBS5.


Outra novidade é o chamado heads-up display. Ou seja, a faixa vermelha de luzes de Led que projeta alerta no para-brisa quando há risco de impacto com outro veículo. Assim como o assento vibratório que como o nome sugere aciona uma vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo. Neste caso, o item é montado pelos encarroçadores.

Presentes nos chassis Volvo 6x2 e 8x2

Além do aprimoramento do Sistema de Segurança Ativa, sistema de frenagem e emergência e alerta de saída de faixa estão presentes de série nos chassis Volvo 6x2 e 8x2. Além da caixa I-Shift de 7ª geração com a nova opção overdrive. Em determinadas aplicações essa marcha mais longa pode reduzir o consumo de combustível em até 5%.

Além disso, os modelos trazem o freio motor Volvo, o VEB de 510cv de potência total. Para determinadas aplicações substitui totalmente a necessidade do Retarder. Nesse sentido, o componente entra como um opcional, que junto com o freio motor, gera poder de frenagem de até 900 cv.


Há ainda de série o sensor crepuscular, que comanda o acendimento dos faróis automaticamente em condições de baixa luminosidade. E o sensor de chuva, que aciona os limpadores de para-brisa de forma automática.

“São soluções que contribuem muito com a segurança. Mas também há componentes que colaboram com a redução do consumo de diesel. E ambos estão em linha para garantir a produtividade da operação do nosso cliente”, diz Marques.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião