A Volare apresentou nesta terça-feira (6), na Latbus 2024, em São Paulo, o novo micro-ônibus híbrido a etanol Attack 9 HVE. A divisão do grupo Marcopolo desenvolveu o modelo baseado no Attack 9 em parceria com a Horse e a WEG. No entanto, a empresa só lançará o veículo em 2026.
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O Attack 9 HVE será o primeiro micro-ônibus com sistema híbrido feito no Brasil. A fabricante equipou o modelo com um motor Horse 1.0 de três cilindros a etanol. Este atua como gerador e produz a energia que recarrega as baterias do sistema motriz elétrico da WEG. Além disso, a Volare informa que o motor térmico opera por apenas 1/3 do tempo da operação e na faixa ideal de rotação, a cerca de 3.000 rpm.
Assim, o micro-ônibus híbrido gera baixos níveis de ruído, vibração e "aspereza", segundo a fabricante de Caxias do Sul (RS). Além disso, o veículo exige menos manutenção, sobretudo no conjunto de freio, pois conta com sistema regenerativo que também atua na recarga das baterias, juntamente com o motor 1.0 a etanol. A transmissão inclui câmbio automatizado de quatro velocidades.
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Micro-ônibus híbrido a etanol neutraliza emissões
Conforme anunciado pela Volare, o Attack 9 HVE tem pacote com três baterias que, em conjunto, entregam até 100 kWh. A autonomia pode chegar a 500 km, de acordo com a fabricante. O modelo exposto na Latbus tem configuração para levar 30 passageiros.
Segundo a fabricante, o micro-ônibus híbrido a etanol permite às transportadoras obterem créditos de carbono. Afinal, o sistema neutraliza o ciclo de emissões de CO₂, também conforme a empresa.
"Isso demonstra a estratégia da marca com foco na inovação, sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, diz Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Volare. O preço do veículo não foi revelado pela empresa.