A Iveco traz novidades para a gama de caminhões pesados no Brasil, com a chegada da suspensão pneumática para o S-Way como opcional. Dessa forma, a novidade chega nas versões com trações 4x2 e 6x2, para atender o transporte rodoviário de média a longa distância com mais conforto e segurança.
Os caminhões com a suspensão pneumática chegam 3% mais caros. Para efeito de comparação, conforme a Fipe, o S-Way 480 4x2 custa a partir de R$ 802,9 mil. Na versão com suspensão pneumática, o modelo custa cerca de R$ 24 mil a mais.
Conforme a gerente de marketing de produto da Iveco, Aline Rovath, a suspensão pneumática do S-Way representa um avanço significativo para a eficiência operacional. "Nosso objetivo é proporcionar ao motorista uma experiência de condução mais segura. Com esse incremento, o S-Way ficou ainda mais competitivo no mercado de pesados", diz.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Semirreboque elétrico frigorífico da Facchini roda na Reiter Log
Mercedes-Benz Arocs 3351 é o pesado líder do fora de estrada
Caminhoneiros dão nota 2 para as condições de trabalho no Brasil
Todavia, colabora com a maior segurança o sistema EBS (Electronic Braking System). Ou seja, uma evolução do ABS que melhora a resposta dos freios e distribui de forma mais eficaz a força de frenagem.
Integrado ao pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o componente promove ainda maior estabilidade e segurança durante a condução. Especialmente em situações adversas como frenagens bruscas e curvas acentuadas.
Além disso, a suspensão pneumática atende, sobretudo, clientes que transportam cargas mais sensíveis aos impactos durante o transporte. Nesse sentido, cargas frágeis, eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas e cargas vivas são exemplos de transporte que demandam o componente.
Sobre a suspensão pneumática
Sobre o conforto do componente, a Iveco destaca as câmaras de ar Full Air. Elas contam com quatro bolsões pneumáticos por eixo. Dessa forma, absorvem melhor as irregularidades da pista e aumentam a suavidade da direção. O que traz conforto para quem está a bordo.
A capacidade de ajuste da altura para engate e desengate do semirreboque diretamente da cabine proporciona praticidade na operação. Além disso, a suspensão pneumática contribui para a redução do desgaste dos pneus e melhora a capacidade de partida em rampa. O que garante uma operação mais eficiente e econômica para os operadores.