Em mais um passo para se tornar uma empresa fornecedora de soluções e energias e não somente uma fabricante de motores, a Cummins aproveitou o Salão Norte-Americano de Veículos Comerciais de Atlanta, Estados Unidos, para mostrar protótipo de um caminhão pesado com célula de combustível a hidrogênio e energia elétrica de baterias.
O cavalo-mecânico foi desenvolvido e fabricado pela Cummins em Columbus, Indiana, e utiliza células de combustível de 90 kW da Hydrogenics, empresa recém-adquirida pela companhia, além de bateria de íons de lítio de 100 kWh.
O conjunto proporciona alcance entre 250 a 400 km, mas pode ser estendido com tanques de hidrogênio adicionais, aumentando a pressão de armazenamento do tanque ou instalando mais células de combustível. Segundo a empresa, muitos dos componentes críticos do trem de força, o que inclui a célula de combustível, foram projetados e desenvolvidos pela Cummins.
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“O desenvolvimento deste caminhão, como um demonstrador de tecnologia, é um passo importante para obter informações valiosas”, diz em nota Thad Ewald, vice-presidente de estratégia corporativa da Cummins e líder do segmento de energia elétrica da empresa. “Nosso objetivo é continuar aperfeiçoando as soluções certas para o mercado e se preparar para os próximos 100 anos.”
O executivo entende que a longo prazo o mercado precisará de diversidade de energia, a depender de seus mercados e aplicações. “Estamos em uma posição única para ajudar nossos clientes a selecionar a solução certa para suas necessidades. Temos profunda experiência tecnológica, uma rede global de serviços e isso significa que somos capazes de ajudá-los a fazer a transição de uma tecnologia para outra no melhor momento para seus negócios.”