Após testes intensivos, mas controlados, em pista e estradas, os caminhões Mercedes-Benz GenH2 mostraram que estão em um nível avançado de maturidade, segundo a marca. Por isso, a nova fase do plano de desenvolvimento, que começa agora, é avaliar o comportamento dos cavalos-mecânicos em operações reais. Para isso, a empresa começou a testar cinco unidades com clientes na Europa.
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Os clientes eleitos, Air Products, Amazon, Holcim, Ineos e Wiedmann & Winz, estão com as expectativas altas. Afinal, os veículos começam a rodar nas suas atividades reais.
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Martin Daum, CEO da Daimler Truck, deu o sinal de partida no centro de desenvolvimento e testes na planta de Wörth. Seja como for, a fase de testes dura cerca de um ano. E as experiências acumuladas serão repassadas à Mercedes-Benz.
Com a célula de combustível em rotas pré-determinadas
Os cinco caminhões GenH2 começam a rodar na Alemanha em rotas específicas e em diversas aplicações de longa distância. Ou seja, atividades como o transporte de materiais de construção, contentores marítimos e transporte de gás.
Os caminhões permanecem sob os cuidados e responsabilidade diretos da Mercedes-Benz durante o período de testes. Os veículos serão abastecidos em postos exclusivos de hidrogênio líquido designados (sLH2) em Wörth e na área de Duisburg, norte da Alemanha.
Dessa forma, de acordo com a Daimler Truck, o sistema de célula de combustível do GenH2 Truck fornece 300 kW (2 de 150 kW). E uma bateria integrada fornece uma potência adicional de até 400 kW por um tempo limitado.
A capacidade de armazenamento da bateria baixa, de 70 kWh, ocorre uma vez que a bateria não é ligada para gerar energia. Mas principalmente para fornecer suporte de desempenho à célula de combustível.
Os dois motores elétricos, versão de pré-produção, contam com um total de 2 vezes 230 kW de potência contínua e 2 vezes 330 kW de potência máxima. O torque é 2 vezes 1.577 Nm (161 mkgf) e 2 vezes 2.071 Nm (211,3 mkgf).
Os dois tanques de hidrogênio líquido de aço inoxidável do GenH2 Truck têm uma capacidade de armazenamento de 88 quilos (44 kg cada). Conforme a Daimler Trucks, perfeitamente adequados para cobrir longas distâncias.
O sistema de tanque de aço inoxidável consiste em dois tubos, um dentro do outro, isolados a vácuo e conectados um ao outro. Assim, os caminhões alcançam em média 1 mil km.