O Volkswagen Delivery 9-180 já é o preferido do transportador brasileiro. O modelo encerrou o primeiro semestre deste ano com 1.145 unidades emplacadas e 42,2% de participação no segmento. Portanto, 444 unidades à frente do segundo colocado, o Mercedes-Benz Accelo 817.
Mas essa preferência pelo Volkswagen Caminhões e Ônibus tem motivos. O modelo, com a chegada das novas normas de emissões Proconve P8 (Euro 6), ganhou 10 cv a mais frente à geração anterior 9-170. O torque também é bem atrativo, com 61 mkgf. Portanto, o motor Cummins ISF de 1,8 litros e quatro cilindros é um ponto alto no modelo da VWCO.
VEJA TAMBÉM
Amaggi troca diesel por B100 de soja e emissões caem 99%
Venda se pesados elétricos e a gás cresce 79,5% em 2024
Produção de caminhões cresce 36,5% em 2024
Publicidade
Além disso, tem a caixa Eaton, que pode ser manual ou automatizada, de seis velocidades. Segundo a Volkswagen, o cliente está optando pela transmissão manual. Ou seja, o preço é um dos motivos. Nesse sentido, para efeito de comparação, o 9-180 custa R$ 414.745, em média, segundo a Fipe. Pois a diferença entre a versão manual e automatizada é de R$ 16.919.
Na versão mais completa, o Delivery 9-180 conta com ar-condicionado, trio elétrico, rádio com Bluetooth, banco do motorista com suspensão pneumática e revestimentos de couro de série. Assim como o DRL integrado aos faróis, luzes de posição e lanternas traseiras de LEDs. Por fim, o peso bruto total (PBT) do modelo é de 9,2 t.
O vice-líder é dotado de predicados
Já o vice-líder Mercedes-Benz Accelo 817 somou 701 emplacamentos no primeiro semestre de 2024. Assim, respondeu por 25,7% das vendas da categoria. Com a chegada do padrão de emissões Euro 6, o modelo ganhou o conceito da cabine "home office", com banco que, ao ser rebatido, pode se tornar uma mesa de escritório.
Além disso, o interior inclui vários porta-objetos, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos. Assim como painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar-condicionado e cobertura de degraus. Vale lembrar que o Accelo tem versão de cabine estendida.
Mas a Volkswagen domina as vendas entre os 10 caminhões com três modelos Delivery ainda geração Euro 5. Dessa forma, por causa dos baixos estoques, a Hyundai, com o HD 80, cresceu no ranking, com 89 caminhões emplacados no semestre. Assim, ficou com a quinta posição, com 5% de participação.
Debaixo do capô, o modelo traz um trem de força da Mercedes-Benz. Ou seja, o motor OM 924 LA com potência de 163 cv a 2.200 e torque um pouco superior ao concorrente, de 62,2 mkgf. Além da caixa também Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulador a cabo. O caminhão 0-km custa R$ 368.894.
Foton estreia com dois modelos da nova geração
O final dos estoques de modelos com motorização Euro 5 está ajudando algumas marcas a entrarem no ranking dos 10 mais vendidos. Nesse sentido, quem está se aproveitando dessa oportunidade é a Foton. A marca não é a mais popular entre os leves. Porém, apesar da base baixa, chega com dois modelos entre os mais emplacados.
O Foton Aumark 916 e o Aumark 715. Os veículos custam R$ 335.000 e R$ R$ 271.333, respectivamente. Pelo preço, é uma oportunidade de a Foton crescer no mercado. Afinal, essa nova geração chega mais completa. E com trem de força conhecido do mercado. Como motor é o Cummins F2.5 e caixa ZF de 6 marchas. Mas por ora só na opção manual.
Caminhões leves mais vendidos em junho e no acumulado de 2024
- Volkswagen Delivery 9.180 – 178 (1.145)
- Mercedes-Benz Accelo 817 – 166 (701)
- Iveco Daily 65-170 – 19 (206)
- Iveco Tector 9-190 – 26 (164)
- Hyundai HD 80 – 20 (127)
- Volkswagen Delivery 6.170 – 16 (87)
- Volkswagen Delivery 9.170 – 1 (53)
- Foton Aumark 916 – 15 (41)
- Mercedes-Benz Accelo 1016 – 7 (36)
- Foton Aumark S 715– 8 (30)
Fonte: Fenabrave