Mercado

Scania fecha 1º semestre com 87,7% de crescimento em pesados

Com a ampliação do leque de opções com as gamas Plus e Super e os modelos com motores mais limpos, Scania ampliou sua participação de vendas

Andrea Ramos

05 de jul, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Scania fecha 1º semestre com 87,7% de crescimento em pesados
Scania
Crédito:Scania/Divulgação
Scania fecha 1º semestre com 87,7% de crescimento em pesados

A Scania encerrou o primeiro semestre deste ano com 9.062 emplacamentos. Com isso, cresceu 87,7% no segmento de pesados, o que garantiu a participação de 30,4% de mercado. Vale lembrar que o crescimento também se deve ao aumento de soluções que a marca dispõe no mercado desde a introdução da norma de emissões P8 (equivalente ao Euro 6). Isso permitiu à Scania introduzir duas novas famílias de produtos.

Uma delas é a topo de linha Super, uma geração de caminhões com motores renovados e mais econômicos. E com caixa de transmissão atualizada e novos eixos. A outra gama é a Plus, com modelos mais acessíveis e que atendem aos atuais limites de emissões.

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Scania fecha 1º semestre com 87,7% de crescimento em pesados
Scania/Divulgação

Como resultado, desde o início do ano a fabricante do grifo alcançou a vice-liderança de vendas. Além disso, é a marca que mais conta com representantes na lista dos 10 caminhões pesados mais emplacados.

Scania aumenta suas soluções de descarbonização

Todavia, dentro da oferta de produtos, a Scania ainda conta com famílias de veículos para atender às demandas de descarbonização. Nesse sentido, a marca conta com opções de caminhões a gás.


Desde as primeiras entregas dos modelos com essa tecnologia, em 2020, até o momento, a fabricante registra a venda de mais de 1 mil caminhões. Mas até o final do ano projeta negociar entre 200 e 300 unidades, por meio de venda ou locação.

Recentemente a Scania lançou duas novas motorizações a gás, nas potências de 420 cv e 460 cv. Além da versão X-Gás, com autonomia de até 650 km graças aos dois cilindros adicionais.

Scania fecha 1º semestre com 87,7% de crescimento em pesados
Scania/Divulgação
Scania já vendeu 112 unidades do caminhão B100 e mais de 1.000 do modelo a gás no Brasil

Ainda dentro da pauta da redução de emissão no transporte, a Scania acaba de apresentar sua a família de caminhões B100. Ou seja, que rodam com 100% de biodiesel originado de óleo vegetal.

A marca em menos de um mês já vendeu 112 unidades com a tecnologia, sendo 101 apenas para a Amaggi. Um dos maiores grupos produtores e exportadores de grãos do País.

Todavia, as vendas do B100 são consultivas, porque a tecnologia tem de fazer sentido na operação do cliente. Sobretudo relacionada a oferta do combustível.


Nesse sentido, a Scania não arrisca em dizer quantas unidades a mais do Scania B100 serão vendidas no próximo semestre. Conforme o diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Brasil, Marcelo Gallão, novas vendas serão geradas.

Seja como for, os modelos disponíveis com motor preparado para receber o B100 são o R 460 e o R 500. Tanto nas versões 6x2 como 6x4.

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