A Toyota oferece caminhões em alguns países, sobretudo da Ásia, por meio da Hino Motors, sua divisão de veículos comerciais pesados. Agora, o grupo japonês está lançando a Tern, marca focada em modelos do mesmo segmento, mas com propulsão elétrica.
O movimento ocorre logo após a Daimler Trucks tirar a Fuso de cena nos Estados Unidos. A marca de caminhões elétricos é fruto de uma parceria com a Mitsubishi. Em seguida, o grupo alemão lançou nos EUA a Rizon. Ou seja, uma nova divisão do mesmo segmento, mas focada em modelos elétricos.
VEJA TAMBÉM
Iveco Tector NG semipesado a gás chega ao Brasil no 2º semestre
Biodiesel B100 é mais econômico que B13, revela estudo
Mercedes-Benz lança novo chassi de ônibus exclusivo para demandas corporativas
Publicidade
Ou seja, a Toyota fez movimento semelhante. A Advanced Clean Transportation (ACT), feira do setor de transportes voltada à redução de emissões foi palco do anúncio. No evento, que ocorre na Califórnia, a Toyota informou que as vendas começam justamente nos EUA.
Novo caminhão da Toyota é Hino repaginado
Inicialmente, a Tern terá um único modelo, feito sobre a base de um Hino. Ou seja, o Hino 600 XL Série com tração 4x2. Porém, em vez de motor a combustão o modelo vai ter propulsão elétrica a bateria. A "novidade" foi batizada de Tern RC8. Afinal, trata-se de um caminhão pesado Classe 8.
Segundo a Toyota, a montagem do Tern RC8 vai ser nos EUA. Porém, há eixo eletrônico Dana Zero-8 e células de bateria fabricadas pela Panasonic Energy no Japão. Seja como for, a partir de 2026 a empresa promete iniciar a montagem do sistema no Estado de Kansas, nos EUA.
De acordo com a Toyota, os caminhões da Tern vão ser oferecidos pela rede de concessionárias que até então vendiam modelos da Hino. Assim, a empresa garante que poderá oferecer um serviço de pós-vendas de qualidade. A produção em série dos novos caminhões começa no último trimestre de 2024.