O mercado de ônibus está bom para a Scania. Afinal, nos cinco primeiros meses deste ano a marca registra alta de 137% nas vendas. Ou seja, de janeiro a maio, foram emplacados 237 ônibus, ante as 100 100 unidades vendidas no mesmo período de 2023.
Vale lembrar que esse resultado é a soma dos emplacamentos de modelos urbanos e rodoviários. Seja como for, trata-se do maior crescimento do mercado, segundo a marca. Como resultado, a participação da Scania no segmento subiu de 1,3% para 4,8%.
VEJA TAMBÉM
Caminhão elétrico eActros 600 faz tour de 13 mil quilômetros da Europa
Roubo de carga recua 20,6%, mas números continuam altos
Randon lança linha para comemorar seus 75 anos; veja o vídeo
Publicidade
Além disso, considerando o segmento de ônibus com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas e motor com potência superior a 300 cv, a Scania é a segunda em vendas. Ou seja, são sobretudo modelos rodoviários. Nessa faixa, a líder de vendas no Brasil é a Mercedes-Benz.
Bom momento do mercado
Segundo o diretor de vendas de soluções da Scania Brasil, Alex Nucci, os bons números têm dois motivos. O primeiro tem a ver com desempenho. Para se enquadrar nas regras do Proconve P8, a Scania incorporou a chamada tecnologia XPI aos motores. Com isso, o consumo de diesel caiu até 8%.
“Clientes relatam que seus veículos apresentam consumo ainda melhor. Há casos de 11% de economia”, diz Nucci. Além disso, o setor de fretamento vem ampliando as compras. Segundo a Scania, são ônibus com motores a partir de 300 cv, para o segmento de turismo.
Conforme a Scania, os modelos K 410 6x2 e K450 8x2 puxaram a alta das vendas nos acumulado do ano. “Maior disponibilidade de crédito e taxas de juros decrescendo também colaboram para isso" diz Nucci.
Ônibus Scania ganham acelerador inteligente de série
Antes oferecido como opcional nos ônibus da Scania, o chamado acelerador Inteligente passou a ser item de série. Segundo a marca, esse dispositivo contribui para reduzir o consumo de diesel em cerca de 3%. Assim, com o sistema a redução pode passar de 10% na comparação com a linha anterior, sem o sistema.
De acordo com a Scania, o controle eletrônico de aceleração utiliza vários parâmetros para garantir o melhor funcionamento do conjunto. Assim, considera o peso do veículo, a posição do pedal de aceleração e o deslocamento do ônibus. Com isso, pode evitar acelerações bruscas, o que aumenta o consumo de combustível.
Conforme a Scania, o dispositivo torna a condução mais confortável, bem como ajuda a preservar peças do força e dos freios. O sistema trabalha de forma automática e é desativado quando o motorista pisa no acelerador até o fundo. Ou seja, ao "perceber" a situação exige uma resposta vigorosa. Seja como for, o sistema é reativado automaticamente depois que a pressão sobre o pedal for aliviada.
Outra novidade é o anúncio do desenvolvimento de motores da linha Super para ônibus. Atualmente, os propulsores mais eficientes estão disponíveis apenas para os caminhões da marca. Entretanto, a Scania não revelou quando a novidade vai ser oferecida em seus veículos de transporte de passageiros.
Atualizada em 26/6 às 11h30