O Museu de Transportes da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, incorporou um caminhão elétrico Volvo VNR Electric de primeira geração à sua coleção. De acordo com a fabricante, a unidade preservada é dos primeiros exemplares do veículo com o sistema de propulsão elétrico. A Volvo North America, divisão do grupo sueco na América do Norte, doou o modelo ao museu.
- VEJA MAIS:
- Caminhão elétrico da Volvo coleta lixo sem ruído e emissões em Curitiba
Caminhão elétrico eActros 600 faz tour de 13 mil quilômetros na Europa
BYD lança no Brasil caminhão elétrico de 6,7 t por R$ 589 mil
O Volvo VNR Electric preservado no museu de Spencer, na Carolina do Norte, foi construído à mão, de acordo com a Volvo. Trata-se de uma das mais de 30 unidades envolvidas no projeto piloto Volvo LIGHTS, que montou estruturas de suporte com transportadoras para operar os caminhões elétricos, entre 2019 e 2023. Nesse ínterim, a primeira geração do VNR de série estreou nos EUA em dezembro de 2020.
“A Volvo Trucks tem a honra de ser apresentada no Museu de Transportes da Carolina do Norte com uma exposição de caminhões elétricos que permite aos visitantes vivenciar o futuro do transporte em primeira mão”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.
Publicidade
O caminhão está em exposição na Back Shop, área da atração que preserva uma oficina de locomotivas construída em 1905. A coleção do museu inclui veículos pesados, bem como modelos de trens, aviões e outros artigos raros.
"Exibições interativas e experiências práticas no Museu de Transportes da Carolina do Norte educam a comunidade sobre a história e os avanços dos veículos comerciais", disse Kelly Alexander, diretora do museu. "Exposições como o caminhão elétrico Volvo VNR mostram a evolução do transporte, inspirando as gerações futuras."
Caminhão elétrico Volvo VNR está na segunda geração
A Volvo Trucks foi uma das primeiras grandes fabricantes a oferecer opções de caminhões elétricos a bateria (BEV) na América do Norte. O modelo da marca estreante na região foi justamente o VNR Electric, lançado no fim 2020.
- VEJA MAIS:
- Roubo de carga recua 20,6%, mas números continuam altos
Iveco eDaily começa a ser vendido no Brasil; veja o preço
Mercedes-Benz lança novo chassi de ônibus exclusivo para demandas corporativas
A primeira geração do Volvo VNR, focada na distribuição regional, tinha um trem de força elétrico com potência equivalente a 455 cv e torque de 57 mkgf. Alimentado por baterias de 264 kWh, o caminhão pesado da Classe 8 tinha autonomia operacional de apenas 240 km. Este, porém, é um problema do passado.
Lançada nos EUA em janeiro de 2022, a segunda geração do Volvo VNR Electric ampliou seu alcance em 85%, podendo percorrer até 440 km com uma carga de bateria. Isso se deve à maior capacidade de armazenamento de energia, que nessa versão do caminhão chega a 565 kWh.
O primeiro caminhão elétrico lançado pela Volvo foi o FL Electric, em 2019, no mercado europeu. Desde então, a fabricante sueca expandiu gradualmente sua oferta de veículos eletrificados ao redor do mundo. A gama atual inclui oito modelos elétricos: FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e VNR Electric.