Lançamentos

Iveco eDaily começa a ser vendido no Brasil; veja o preço

Para lançar sua linha de furgões e chassi-cabine elétricos, a Iveco investiu neste ano R$ 100 milhões que serão contemplados até 2026

Andrea Ramos

21 de jun, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco eDaily começa a ser vendida no Brasil
Iveco eDaily
Crédito:Andrea Ramos/Estadão
Iveco eDaily começa a ser vendida no Brasil

O Iveco eDaily, linha de utilitários elétricos da marca italiana, finalmente começa a ser vendida no Brasil. Vale lembrar a apresentação do modelo no País ocorreu em 2022, na Fenatran. Porém, inicialmente a marca trouxe unidades para testes com clientes. Agora, o eDaily, que chega importado da Itália nas versões chassi-cabine e furgão.

VEJA TAMBÉM
Caminhão elétrico eActros 600 faz tour de 13 mil quilômetros da Europa
Librelato quer ter 20% do mercado em cinco anos e vai investir R$ 405 milhões
Randon lança linha para comemorar seus 75 anos; veja o vídeo

Segundo a Iveco, a linha eDaily tem chassi modular. Assim, conta com versões com peso bruto total (PBT) que variam de 4,2 a 7,2 toneladas. Além disso, nas configurações mais leves a carga útil é de 1,8 t, no caso do furgão, e de 2,2 t no do chassi-cabine. Para a de 7,2 t, o furgão tem carga útil de 4,5 t.


Publicidade

O Iveco eDaily tem tração traseira e opções com um, dois ou três pacotes de baterias. Segundo a marca, os conjuntos são fornecidos pela FPT Industrial. O motor elétrico gera potências entre 100 kW a 140 kW. Ou seja, de 136 cv a 190 cv), aproximadamente.

Iveco eDaily tem autonomia de até 300 km

De acordo com a Iveco, o conjunto completo, formado por motor, caixa de transmissão e eixo cardan pesa cerca de 130 kg. A autonomia varia de 100 km a 300 km, conforme o tipo de uso. Nesse sentido, colaboram as três opções de modos de condução.

A Eco foca o consumo de energia. Por sua vez, a Normal é para uso no dia a dia. Já a Power é voltada à perfomance. Além disso, há sistema batizado de eco roll, que funciona como uma roda livre. Da mesma forma, há regenerador de energia das frenagens.


Iveco eDaily começa a ser vendida no Brasil
Andrea Ramos/Estadão
Iveco eDaily é oferecido com carregador, mas a Iveco Nexpro oferece outras opções de recarga rápida

Na cabine, o Iveco eDaily é similar ao modelo com motor a diesel. Porém tem chassi mais reforçado, embora haja os mesmos pontos de fixação. Como resultado, pode receber os mesmos tipos de implemento, no caso do chassi-cabine. Suspensão, eixos e rodas são iguais aos das versões a diesel.

Boa lista de equipamentos

Em relação a equipamentos, o Iveco eDaily é bem recheado. Assim, há itens como volante multifuncional, ar-condicionado e multimídia com tela de 7” e espelhamento de Apple CarPlay e Android Auto. No mesmo sentido, as soluções voltadas à segurança incluem controle eletrônico de estabilidade ESP. Bem como ABS e EBD, em cumprimento à lei.

Conforme a Iveco, o lançamento da linha eDaily no País envolveu investimentos de R$ 100 milhões. De acordo com o diretor de pós-venda da empresa, Bernardo Brandão, esse recurso complementar será aplicado até 2026.


Seja como for, por ora apenas concessionários de São Paulo e Minas Gerais vão oferecer o modelo. Até o fim do ano, a expectativa da empresa é vender 50 unidades do eDaily. O primeiro lote, com 26 veículos, já foi vendido.

Iveco elétrico terá produção local

Além de expandir a rede de distribuição, a Iveco vai investir na fábrica de Sete Lagoas (MG) para produzir a linha eDaily no Brasil. Inicialmente, serão montados veículos no sistema CKD. Ou seja, com conjuntos de peças importados.

O eDaily tem tomada frontal para carregamento das Baterias. Assim, a Iveco informa que é possível utilizar carregadores do tipo AC. Seja como for, a linha é entregue com carregador portátil. O comprador também recebe o conjunto de wallbox. A linha eDaily disponível no Brasil tem preço sugerido a partir de R$ 549 mil.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião