Dois protótipos do eActros 600, caminhão elétrico de longo alcance da Mercedes-Benz Trucks, estão percorrendo estradas na Europa para demonstrar a capacidade da nova tecnologia. A jornada começou na terça-feira passada (13), na sede da fabricante em Frankfurt am Main, na Alemanha. No total, os dois modelos vão percorrer mais de 13 mil quilômetros em 23 países. A rota inclui passagens pelos pontos mais setentrionais e meridionais da Europa Continental: Cabo Norte, na Noruega, e Tarifa, na Espanha.
VEJA TAMBÉM
Mercado de transformações impulsiona vendas na Mercedes-Benz Vans
Foton lança caminhões e diz ter planos de fabricar no Brasil
Com Mover aprovado, marcas querem acelerar a descarbonização
Cada modelo envolvido na viagem têm peso total de reboque de 20 toneladas. Eles rodam com a energia de três conjuntos de baterias com capacidade combinada de 621 kWh. O itinerário da jornada inclui paradas a cada 500 km, para repor a carga das baterias em postos públicos de carregamento. O intuito é mostrar o alcance do novo veículo e a facilidade de recarga.
Publicidade
A CEO da Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, falou sobre a viabilidade do eActros 600, bem como sobre a necessidade de união do setor público e a indústria para incentivar o uso de caminhões elétricos na Europa. “O transporte de longa distância com bateria elétrica na Europa é possível. Agora, a política e o setor energético devem trabalhar juntos, em colaboração com os operadores, para impulsionar a construção de infraestruturas públicas de carregamento." Ela dirigiu um dos veículos nos primeiros quilômetros da viagem.
Além de demonstrar os caminhões elétricos por toda a Europa, a Mercedes-Benz pretende colher dados sobre o consumo de energia do eActros 600 em diferentes topografias e zonas climáticas da região.
A viagem passará pela Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, Mónaco, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
eActros 600 é elétrico para longas distâncias
Um caminhão do mesmo porte do eActros 600, mas com motor a diesel, percorre mais de 1.000 km até esgotar o combustível. O modelo elétrico, em contrapartida, tem metade dessa autonomia (523 km). No entanto, a empresa alemã não vê essa limitação como um impedimento para introduzir o novo produto no mercado europeu.
De acordo com a Mercedes-Benz, aproximadamente 60% das viagens de longa distância feitas por seus clientes na Europa têm menos de 500 km. Além disso, a fabricante informa que a infraestrutura de eletropostos e os pontos de carga e descarga na região já são adequados para receber o eActros 600.
O caminhão alemão é impulsionado por dois motores elétricos localizados no eixo traseiro, conectados a uma transmissão automática de quatro marchas. Segundo a Mercedes-Benz, o conjunto entrega 536 cv continuamente e pode alcançar picos temporários de 804 cv.
Um carregador CCS de alta capacidade, com até 400 kW, serve para repor a carga das baterias do caminhão. Com esse sistema, o conjunto restaura de 20% a 80% da energia em cerca de 30 minutos, segundo o fabricante. O novo veículo pesado da Mercedes-Benz também está preparado para utilizar estações de carregamento MCS, ainda mais potentes, de 1 megawatt. No entanto, por ora esse tipo de sistema está disponível apenas em ambientes de teste.
A Mercedes-Benz ainda não divulgou números sobre a rentabilidade do eActros 600 na comparação com modelos equivalentes com motor a diesel. Contudo, a fabricante informa que pode estabelecer novos padrões no segmento, substituindo a maioria dos modelos convencionais de transporte de longo curso na Europa.
A produção do eActros 600 está programada para começar ainda em 2024. Será o terceiro caminhão elétrico da Mercedes-Benz na Europa, onde já são oferecidos os eActros 300 e eActros 400.