A Foton do Brasil está aumentando a sua linha de caminhões e veículos comerciais. E traz para o País novidades para atender os segmentos urbanos de caminhões leves, além de fazer sua estreia no segmento de semipesados.
As novidades fazem parte do plano de expansão da marca, que desde o início deste ano atua como subsidiária da marca na China. Nesse sentido, a Foton tem planos ambiciosos a curto prazo e quer chegar a 10 mil unidades vendidas por ano no Brasil até 2026 e 10% do mercado até 2028, o que significa alfo em torno de 13 a 15 mil caminhões no ano. Para este ano, a marca projeta encerrar com 1 mil emplacamentos.
Assim, para atender tamanha demanda, começa a desembarcar por aqui o caminhão semipesado Auman 17T, com peso bruto total (PBT) de 17 t, primeiro da marca no segmento. Além do caminhão leve Aumark S 315 com 3,5 t de PBT.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Mercado de transformações impulsiona vendas na Mercedes-Benz Vans
Librelato quer ter 20% do mercado em cinco anos e vai investir R$ 405 milhões
Com Mover aprovado, marcas querem acelerar a descarbonização
Além disso, a Foton está de olho no segmento urbano, sobretudo no aquecimento do e-commerce de última milha. Para isso, chegam ainda os chamados minitrucks Wonder com PBT de 1,2 t e 1,4 t.
Seja como for, outro segmento que está em franca expansão no País é o das picapes médias. Para atender o nicho, a Foton traz ainda duas picapes híbridas Tunland, nas versões V7 e V9. Trata-se das primeiras picapes com motor diesel e elétrico do País.
Todos os novos veículos atendem às normas de emissão Euro 6. Nesse sentido, os caminhões são equipados com marcas conhecidas como motores Cummins e caixas ZF. Seja como for, começam a ser vendidos a partir do segundo semestre.
Foton começou a renovar sua linha em 2023
Vale lembrar que a marca já vende no Brasil desde 2023 os caminhões da linha Aumark. Ou seja, os leves 7 t e 9 t, e o médio de 12 t. Além da versão elétrica iBlue de 6 t de PBT.
Conforme a Foton, os veículos foram lançados há menos de um ano na China. Por essa razão, contam com tecnologias embarcadas atualizadas.
Darren Lu, diretor executivo da Foton, diz que inicialmente os novos modelos serão importados para o Brasil. Atendendo às demandas específicas do mercado de transportes do País.
Dessa forma, conforme a fabricante, os novos modelos estarão disponíveis em duas versões cada. O minitruck Wonder chega com cabine simples e cabine dupla. E os caminhões Aumark S 315 e Auman 17T com opções de transmissão manual e automatizada.
“Queremos ampliar a linha de produtos Foton no Brasil. Nesse sentido, a meta da empresa é, em breve, oferecer opções para todos os segmentos de veículos, inclusive extrapesados. Acreditamos no potencial de crescimento do mercado local de transportes”, diz Darren.
Planos de longo prazo e expansão da rede
Com planos de longo prazo, a marca também projeta expandir seu pós-venda no País. Nesse sentido, atualmente, a Foton conta com 30 concessionárias no Brasil. E trabalha para expandir esse número de revendas para 45 lojas até o final do ano.
Todavia, a meta é chegar a uma rede com mais de 90 concessionárias nos próximos cinco anos. Vale lembrar que parte da rede já existente é formada por antigos concessionários Ford. Portanto, com experiência no atendimento ao cliente de veículos comerciais.
A empresa mantém um centro de distribuição de peças na cidade de Itajaí, SC, de onde partem as peças de reposição para as concessionárias da marca. Seja como for, a Foton planeja ter fábrica no País. Assim, até 2028 estará com este plano estabelecido. Todavia, a marca não descarta utilizar a linha de produção de empresas parceiras.
Nesse sentido, no ano que vem a marca tem planos de iniciar montagem por CKD com fabricante parceiro. E deve iniciar pelo Aumark que hoje é a maior linha.
O vice-presidente da Foton, Willians Jiang diz que a marca vai inaugurar seis fábricas mundo afora. Além do Brasil, outros países focos são México, Indonésia, China e África do Sul. A fabricante de origem chinesa está no mercado desde 1996 e conta com 22 plantas pelo mundo.