A Volvo Trucks está desenvolvendo caminhões com motores de combustão movidos a hidrogênio. Dessa forma, a marca projeta que os testes em estrada com esses caminhões ocorram no início de 2026.
Do mesmo modo, a projeção é que o lançamento comercial ocorra ainda no final desta década. Todavia, do ponto de vista tecnológico, para a Volvo os caminhões a hidrogênio verde são um passo significativo para a marca atingir o seu objetivo. Ou seja, de entregar aos clientes caminhões mais eficientes.
Nesse sentido, vale lembrar que o hidrogênio, sobretudo com motores a combustão, do ponto de vista da autonomia pode ser mais negócio para a operação do cliente. E ainda com a garantia de atingirem os seus objetivos de descarbonização.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Iveco Daily Hi-Matic é confortável e cheio de recursos; veja o vídeo
Conheça os 20 caminhões mais vendidos pela Scania desde 1957; R450 lidera
Novo Renault Kangoo com motor a combustão chega em junho
Afinal, os caminhões funcionam com hidrogênio verde em vez de combustíveis fósseis. Sendo especialmente adequados para distâncias mais longas. Do mesmo modo, em regiões onde a infraestrutura de carregamento ou o tempo para recarregar as baterias são limitados.
Volvo lidera as vendas de caminhões elétricos na Europa
Dessa forma, os caminhões com motor de combustão movidos a hidrogênio vão complementar a oferta da Volvo com outras alternativas. A marca oferece caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos com célula de combustível. Nesse sentido, vale lembrar que a marca encerrou 2023 com 30% do mercado de caminhões elétricos no velho continente.
Do mesmo modo, dispõe de versões com combustíveis renováveis. Como biogás e HVO (óleo vegetal hidrotratado).
Os caminhões Volvo com motores de combustão movidos a hidrogênio verde têm o potencial de fornecer emissões líquidas zero de CO2, quando utilizam HVO renovável. Os caminhões contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI).
Ou seja, uma tecnologia em que uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada com alta pressão para permitir a ignição por compressão antes da adição de hidrogênio. As vantagens desta tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível. Além de maior potência do motor.
Os caminhões Volvo movidos a hidrogênio podem chegar a ter autonomia comparável aos modelos diesel. Além disso, o hidrogênio também pode ser usado para alimentar caminhões elétricos com células de combustível, que também não emitem nenhuma emissão pelo escapamento, apenas vapor d'água.