Gestão

Tecnologia a serviço da vida: ecossistema da Geotab eleva índice de segurança nas frotas comerciais

Companhias como PepsiCo e Mercado Livre tiveram grande impacto em suas operações por meio da análise avançada de dados da Geotab

Geotab e Estadão Blue Studio

27 de mai, 2024 · 7 minutos de leitura.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante Geotab

Publicidade

Tecnologia a serviço da vida
Geotab
Crédito:Divulgação/Geotab
Geotab cria soluções completas de monitoramento de frotas

Com o tema “Paz no Trânsito Começa com Você”, a campanha Maio Amarelo deste ano ressalta a urgência de debater a segurança no trânsito. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) indicam que pelo menos 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito em todo o mundo por ano. E o Brasil é um dos países com maior número de mortos e feridos. Segundo o Mapa da Segurança Pública 2024, o ano de 2023 contabilizou 23.732 vítimas de acidentes de trânsito. Em média, 65 pessoas morreram por dia em decorrência desses acidentes no País.

O uso de tecnologias de inteligência de dados aplicadas a frotas pode ajudar a reduzir esses números. A Geotab, líder global em soluções de transporte conectado, desenvolve ferramentas que permitem monitorar de forma precisa diferentes aspectos dos veículos das frotas comerciais e também comportamentos de condução dos motoristas, identificando pontos de atenção que requerem ação imediata.

“A tecnologia desenvolvida pela Geotab atua diretamente na prevenção dos acidentes”, diz Canicoba

“A tecnologia desenvolvida pela Geotab atua diretamente na prevenção dos acidentes”, diz Canicoba

Publicidade

“Quando falamos de segurança no trânsito em rodovias e ruas, temos que refletir: qual a importância de salvar uma vida? A tecnologia desenvolvida pela Geotab atua diretamente na prevenção dos acidentes e isso tem um impacto direto na saúde e na vida não só do motorista, mas também de todos que estão ao redor, de toda a sociedade”, diz Eduardo Canicoba, vice-presidente da companhia no Brasil.

Elevando o índice de condução segura

As ferramentas tecnológicas podem não só potencializar como aumentar e muito a segurança de quem dirige caminhões. Soluções avançadas de telemática, com dados em tempo real, podem ser integradas a câmeras de videomonitoramento, que oferecem uma visão completa de riscos à segurança do motorista e da frota. A tecnologia pode detectar, por exemplo, a fadiga do motorista ou alguma condução inadequada.

Com uma frota de 30 mil veículos na América Latina, a PepsiCo atingiu a taxa de 90% no Índice de Condução Segura (ICS) após adotar as soluções da Geotab em suas operações. Esse indicador próprio da companhia avalia o comportamento dos condutores, como excesso de velocidade, aceleração, frenagem, consumo de combustível e movimentos bruscos, e classifica as ocorrências com base em dados confiáveis, colaborando para a visibilidade das operações e a tomada de decisão em prol da segurança.

“O Mercado Livre também adota nossa solução e teve melhorias expressivas. A tecnologia vem sempre para melhorar”, afirma Canicoba. A partir dos dados, ela também permite que, ao identificar os problemas, as empresas possam desenvolver programas específicos, como guias de boas práticas e implementação de padrões de condução mais seguros e eficazes para os motoristas.

Crédito: Arte/Estadão Blue Studio

Gestão inteligente da frota

“O motorista é um especialista que está dirigindo o caminhão, estamos falando de equipamentos que transportam toneladas de produtos. Ao ter em mãos os dados gerados pela tecnologia desenvolvida pela Geotab, a empresa pode decidir que aspectos devem ser treinados, melhorados, e pode criar um programa para incentivar condutores com zero incidências, por exemplo”, explica o VP da Geotab no Brasil.

Uma gestão de frota inteligente também facilita a manutenção preventiva. Os dados gerados possibilitam saber qual a situação do veículo muito antes que ele apresente algum problema ou deixe de funcionar. “A solução Geotab permite que a frota esteja sempre em bom estado. Com esse monitoramento, é possível implementar programas de manutenção preventiva e preditiva para alertar e antecipar possíveis reparos necessários que impactam na funcionalidade das operações. Tudo isso pode evitar uma colisão e também reduzir outros prejuízos. Quando há um acidente, do ponto de vista econômico, o veículo precisa ser reparado, a carga é perdida, e esse custo é gigante”, completa o executivo.

Além disso, os sistemas podem gerar relatórios de reconstrução de colisão, que fornecem uma visão clara e baseada em dados de como os eventos aconteceram antes, durante e após um acidente. Isso resulta na identificação de padrões de risco, o que é crucial para a implementação de práticas de condução mais seguras.

“A tecnologia da Geotab vai muito além de um GPS que diz de onde o veículo partiu e aonde ele chegou. É uma solução completa de monitoramento que permite a melhor tomada de decisão. Nossa tecnologia agrega valor e traz retornos positivos sob o ponto de vista econômico, social e de segurança”, finaliza Canicoba.

Deixe sua opinião