A Renault vai apresentar no final deste mês um miniônibus elétrico e autônomo. Assim, quer atender as necessidades do transporte público com baixa emissão de poluentes. Mas também com inteligência embarcada por meio da automação.
Nesse sentido, o veículo, baseado na plataforma do novo Renault Master, será demonstrado pela primeira vez durante o Roland Garros 2024, famoso torneio de tênis francês que abriu as quadras nesta segunda-feira, 20 de maio, para os primeiros treinos. A competição começa no próximo fim de semana. Todavia, os testes com o miniônibus da Renault ocorrem já há alguns anos.
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Trata-se de um veículo com nível de automação 4. Ou seja, capaz de gerenciar a condução sem a necessidade de motorista. Porém, com supervisão remota.
Renault faz parceria com empresas com vasta experiência na automação
Seja como for, o Grupo Renault quer oferecer uma plataforma robotizada capaz de integrar soluções de automação de parceiros especializados. Nesse sentido, a marca mantém parcerias com empresas como a WeRide, especialistas em automação.
O que lhe dará a oportunidade de oferecer aos clientes miniônibus capazes de operar 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas com segurança e livres de emissões.
Conforme a marca, os custos adicionais de robotização e automação poderiam ser compensados pela ausência de operadores a bordo. Será necessário um sistema simples de supervisão remota para operar uma frota de veículos.
Por essa razão, o modelo em questão foi desenvolvido em parceria com a WeRide, especialista global em veículos autônomos. Com base nos testes já realizados, a intenção do Grupo Renault é implantar a tecnologia comercialmente e com larga escala.
Vale ressaltar que WeRide é referência global em veículos autônomos. Conta com mais de 700 veículos com a tecnologia. Dos quais 300 são miniônibus. Juntos, esses modelos percorreram mais de 28 milhões de quilômetros na Ásia, no Médio Oriente e na América do Norte.