O Volkswagen Delivery 11.180 tem larga vantagem sobre o vice-líder Mercedes-Benz Accelo 1017. Mas o representante da estrela de três pontas vem crescendo nas vendas. Conforme o ranking dos 10 modelos mais vendidos, o representante da VWCO, neste primeiro quadrimestre, emplacou 1.725 unidades. Enquanto que a Mercedes-Benz vendeu 1.097 modelos do Accelo 1017.
Tecnicamente, o representante da Volkswagen Caminhões tem vantagens relacionadas à capacidade. Ou seja, conta com peso bruto total (PBT) de 10,8 t e a sua carga útil varia de 7.330 kg a 7.480 kg. Já o PBT do modelo da Mercedes-Benz é de 9,6 t. E a carga útil do Accelo é de 5.949 a 6.106 kg.
VEJA TAMBÉM
Iveco Daily Hi-Matic é confortável e cheio de recursos; veja o vídeo
Volkswagen Caminhões vende 100 unidades do e-Delivery no Brasil
Novo Renault Kangoo com motor a combustão chega em junho
Publicidade
Opções de entre-eixos
O Delivery 11.180 conta com opções de distâncias entre os eixos de 3.400 mm, 4.000 mm, 4.400 mm e 4.600 mm. O Mercedes-Benz Accelo 1017 também conta com opções de distância entre os eixos de 3.100 mm e 3.900 mm para operações com VUC. Já a versão de 4.600 mm de distância entre os eixos atende ao operador que transporta volume.
Debaixo do túnel do motor do Volkswagen está o Cummins ISF, de 175 cv a 2.500 rpm e torque 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.800 rpm. Esse motor tem a opção de trabalhar com a caixa manual ESO 6106 ou a automatizada EAO 6106A Eaton, a V-Tronic.
Do mesmo modo, o motor do Mercedes-Benz desenvolve 163 cv de potência de 62,2 mkgf de torque entre 1.200 rpm a 1.600 rpm. A marca também conta com a opção da caixa manual produzida pela própria marca, de 6 marchas. E a automática MB G-70, também de 6 marchas.
Cabines
Todavia, em termos de cabines, ambos modelos, da Volkswagen e da Mercedes-Benz, foram desenvolvidos para o ambiente diurno. Afinal, grande parte das operações às quais os caminhões se destinam ocorre no ambiente urbano.
Mas para atender as eventuais atividades interurbanas de curtas distâncias, as fabricantes contam com opção de cabine estendida. Ou seja, com espaço mais ampliado na parte de trás dos bancos.
No design, o representante da Volkswagen é mais moderno. A cabine do Accelo 1017 tem cerca de 20 anos. Enquanto a do Delivery tem cerca de oito anos.
Já com relação ao acabamento a bordo, ambas são similares. Dependendo do pacote, o cliente leva ar condicionado e rádio com bluetooth. O sistema de auxílio em rampa de ambos está vinculado a caixa automatizada.
Vendas dos médios
Poucas foram as alterações entre os 10 caminhões médios mais vendidos. Em relação ao mês de março, no mês passado o Iveco Tector 11-190 vendeu 105 unidades. Assim, subindo uma posição no ranking de vendas.
Ou seja, o modelo ficou entre os três caminhões mais vendidos. Mas ainda distante dos do VW Delivery de 11 t e do Accelo 1017, quando se compara as vendas no acumulado.
Confira os 10 caminhões médios mais vendidos em abril e no acumulado
- VW Delivery 11.180 – 490 (1.725)
- MB Accelo 1017 – 364 (1.097)
- Iveco Tector 11-190 – 105 (252)
- Volkswagen Delivery 13.180 – 69 (229)
- Mercedes-Benz 1317 – 41 (184)
- Volkswagen Constellation 14.210– 60 (133)
- Mercedes-Benz Atego 1419 – 35 (118)
- Volkswagen eDelivery 14 – 0 (76)
- Foton Aumark 1217 – 19 (56)
- Mercedes-Benz Atego 1418 – 6 (23)
Fonte: Fenabrave