Tecnologia

Mercedes-Benz eActros a bateria vai rodar 13 mil km em testes

Com os testes, Mercedes-Benz que mostrar aos potenciais clientes de que é possível um caminhão elétrico a bateria rodar em operações rodoviárias

Redação

09 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz eActros a bateria vai rodar 13 mil km em testes
Mercedes-Benz Trucks schickt eActros 600 auf größte Erprobungsfahrt der UnternehmensgeschichteMercedes-Benz Trucks sends eActros 600 on most extensive test run in the company’s history
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz eActros a bateria vai rodar 13 mil km em testes

Mercedes-Benz Trucks planeja promover neste ano a mais longa viagem teste com o elétrico eActros 600. Conforme a marca, a intenção é que dois protótipos do caminhão a bateria cruzem mais de 20 países europeus. Assim, a mais longa viagem da história da empresa. A iniciativa é chamada pela marca de eActros 600 European Testing Tour 2024.

Durante o período de testes, os modelos vão rodar mais de 13 mil km cada um. E carregados com peso total de semirreboque de 40 toneladas.

VEJA TAMBÉM
Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2
Volkswagen Caminhões vende 100 unidades do e-Delivery no Brasil
Scania mostra a resistência dos cilindros de gás dos caminhões; assista ao vídeo


Publicidade

Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz Trucks busca conquistar uma ampla experiência num grande número de rotas. O que envolve diferentes topografias e zonas climáticas. Assim, aferir o consumo de energia.

Todavia, a marca da estrela também visa compartilhar essas descobertas com os clientes interessados. Do mesmo modo, usar a jornada de teste para demonstrar que o eActros 600 torna possível o transporte puramente elétrico a bateria de longo percurso. Mas entre vários países da Europa.

Mercedes-Benz eActros a bateria vai rodar 13 mil km em testes
Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz vai fazer a maior viagem teste da sua história com caminhão elétrico eActros 600

Teste vai avaliar a necessidade de postos públicos de abastecimento

Dessa forma, a intenção é fazer a recarga das baterias exclusivamente em postos públicos. Mesmo que a construção de uma infraestrutura pública de recarga seja fundamental, para que os caminhões elétricos avancem no mercado, o teste com o eActros 600 pretende enviar um sinal positivo a todas as partes envolvidas.

A capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora junto com o eixo motor elétrico permite que o caminhão alcance uma autonomia de 500 km. E sem recarga intermediária.

"Nós colocamos em teste vários protótipos do eActros600 nos últimos anos. E o veículo já provou o que consegue fazer. Agora, com o 'eActros 600 European Testing Tour 2024' nos permite enviar uma mensagem clara poucos meses antes do lançamento da produção em série", diz o chefe de testes globais da Mercedes-Benz Trucks, Christof Weber.


A jornada europeia de testes do eActros 600 está programada para 11 junho partindo de Frankfurt, Alemanha.

Experiência “e-tour” pela Europa com o eActros 300/400

No ano passado, a Mercedes-Benz Trucks realizou um tour de vendas pela Europa com o caminhão elétrico eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição. Três e-trucks viajaram mais de 5 mil km pela Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica. 

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião