A falta de exame toxicológico gera multo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, os motoristas que não fizeram o exame ficam impedidos de exercer atividade profissional. Por isso, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) vai enviar, a partir desta quarta-feira (17), novas notificações a todos os condutores com CNH das categorias C, D e E que não realizaram o exame.
Leia Mais
- Ônibus de três andares tem TV, frigobar e apenas assentos do tipo leito
- Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico
- Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil
Segundo informações da Senatran, o aviso vai ser enviado por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Portanto, apenas quem tem o serviço receberá o alerta. Vale lembrar que os motoristas profissionais com CNH com vencimento entre janeiro e junho sem exame válido podem ser multados de forma automática. Ou seja, se não realizarem o exame toxicológico até o próximo dia 30 de abril.
De acordo com a Senatran, as multas vão ser emitidas diretamente pelos sistemas eletrônicos. Ou seja, por meio dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio. Na CDT é possível checar o prazo de renovação da CNH.
Publicidade
3,4 milhões não fizeram o exame
A falta de renovação do exame toxicológico é infração gravíssima. Ou seja, com multa no valor de R$ 1.467,35, bem como sete pontos na CNH. Conforme a Senatran, cerca de 3,4 milhões de motoristas vão receber as notificações.
A Secretaria informa que realiza um esforço contínuo para orientar os condutores sobre a falta do exame toxicológico. Para isso, vem realizando campanhas educativas, bem como enviando alertas via CDT.
O exame toxicológico de larga janela de detecção é um procedimento laboratorial não invasivo. Assim é capaz de detectar se houve consumo de substâncias psicoativas entre 90 a 180 dias antes da coleta. Pelos, cabelo e unha servem como amostra. Em média, o exame custa R$ 135.
Veja checar se o exame toxicológico está em dia
- Acesse a área do condutor na CDT;
- Clique no botão “Exame toxicológico”;
- Verifique se o prazo para realização está vencido;
- Em caso positivo, procure um laboratório credenciado e faça a coleta para o exame toxicológico.