O Daimler 1909, como o nome mesmo sugere, foi um caminhão fabricado antes mesmo da união das empresas. Então lideradas pelos engenheiros alemães Gottlieb Daimler e Carl Benz. Mas o modelo surgiu depois da morte do criador da marca Gottlieb Daimler, em 1900.
Seja como for, trata-se do caminhão mais antigo da marca no Brasil. Mas foi fabricado em Berlim, na Alemanha, no mesmo ano que leva o seu nome. Todavia, acredita-se que o caminhão chegou ao Brasil importado antes mesmo das indústrias brasileiras se formarem por aqui.
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Encontrado em uma fazenda na cidade de Bagé, RS ainda na década de 1970, o Daimler pertenceu ao empresário José Gomes Filho. O fazendeiro gaúcho, dono de uma fábrica de sebo, sabão e velas de cera, utilizava o caminhão no transporte de sua produção até a estação ferroviária da região. E voltava para a fazenda carregando carvão utilizado na produção.
O caminhão relíquia da Daimler
O Daimler 1909 conta com motor a gasolina de quatro-cilindros em linha. E desenvolve potência de 35 cv. Contudo, apesar do motor aparentemente fraco, para os padrões da época, tratava-se de um caminhão desenvolto. Afinal, carregado, chega a velocidade de 16 km/h. Nesse sentido, conta com capacidade de carga de 4 t.
Além disso, o motor trabalha combinado a uma caixa de mudança de quatro velocidades, e uma ré, sem sincronismo. E para a frenagem conta com três sistemas mecânicos independentes de freio. Na lista de equipamentos o modelo originalmente conta ainda com pneus de borracha maciça. Assim como faróis a gás.
O caminhão rígido é equipado com rodas de ferro, com cubo de roda também de ferro. E o eixo traseiro originalmente traz rodado duplo. Afinal, além das 4 t o caminhãozinho conta com implemento produzido de madeira maciça. Ou seja, fabricado com alto padrão de acabamento.
Seja como for, em 1979, a Mercedes-Benz do Brasil se apropriou do modelo. O restaurando até meados de 1980. Dessa forma, mantendo toda a originalidade. Assim, atualmente o caminhão fica em exposição na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Além do Daimler 1909, outra relíquia, o LP-321, um dos mais populares em vendas da fabricante, também está em exposição. A intenção da Mercedes-Benz é trazer à memória dos funcionários importantes feitos da marca.