A startup chinesa de caminhão elétrico Windrose avalia a possibilidade de produzir veículos pesados com emissão zero na Europa. Conforme publicou a agência Reuters, o CEO Han Wen disse que a empresa está em negociações com vários países do bloco para fazer investimentos e montar caminhões na região.
Nesse sentido, um acordo pode ser assinado até o final de março pela empresa para produzir no continente europeu. O executivo não especificou qual país está envolvido na negociação. A única certeza até o momento é que o caminhão deve começar a rodar na França em breve.
Isso porque grandes empresas que utilizam o caminhão na China e têm interesse em estender a operação no mercado europeu. Uma delas é a Decathlon, maior varejista de artigos esportivos do mundo. A companhia roda na China e quer começar a utilizar os caminhões elétricos da Windrose em sua logística na França. Assim, até junho, os modelos começam a rodar no país. Afinal, a Decathlon pretende reduzir em 20% as suas emissões de CO2 até 2026.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Volvo B320 é ônibus versátil com mecânica do caminhão VM
Caminhão elétrico é o quatro mais vendido entre os médios; veja o ranking
Tupy, dona da MWM, cria projeto de motor a hidrogênio para veículos pesados
Como é o caminhão elétrico da Windrose
Outra empresa que já encomendou 200 caminhões da Windrose é a Rokin Logistics, para rodar na Europa. A empresa tem como meta reduzir 50% das emissões de carbono nas suas atividades até 2030. Assim, a startup chinesa tem planos audaciosos. A Windrose também não descarta entrar no mercado norte-americano com seu caminhão elétrico. Afinal, o modelo se parece bastante com o Tesla Semi, da montadora do bilionário Elon Musk.
O pesadão chinês conta com uma robusta bateria de 730 kWh, que garante autonomia de aproximadamente 600 km com a carga completa. Por causa deste alcance, a própria fabricante cita o Tesla Semi como concorrente direto, assim como o Mercedes-Benz eActros 600. O modelo tem um PBT de 49 toneladas. Na China, a Windrose estreou em 2022 e terceiriza a produção de caminhões, que é feita pela JAC Group, montadora da JAC Motors.