A mais recente novidade da Volvo no mercado brasileiro de ônibus é o B320. Segundo a marca, a linha tem opções nos segmentos de transporte urbano, rodoviário e de fretamento. Assim, dependendo da versão, o novo ônibus da Volvo recebe o nome de B320R (rodoviário) e B320RLE (urbano e fretamento). De acordo com a empresa, a principal vantagem do modelo com motor traseiro é a versatilidade. Afinal, pode atuar tanto em cidades quanto em operações de curtas a médias distâncias.
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Conforme o presidente da Volvo Ônibus para a América Latina, André Marques, o trem de força é igual ao do caminhão VM. Ou seja, o motor é o seis-cilindros de 8 litros. Além disso, nas versões para uso urbano há opção de transmissão automática. Entretanto, para os modelos rodoviários está disponível a caixa automatizada.
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De acordo com Marques, o compartilhamento é muito positivo. "O fato de ônibus ter o mesmo trem de força dos caminhões traz versatilidade. Sobretudo, relacionada à disponibilidade de peças para os clientes. Do ponto de vista de performance, com o motor é 'elástico', ele consegue trafegar bem inclusive nas operações de médias a longas distâncias.”
B320 traz múltiplas combinações
O B320 tem motor D8K, de 8 litros, com potência de 320 cv e torque de 122,4 rpm. Para as atividades urbanas, o ônibus traz de série transmissão ZF de 6 marchas automatizada. Mas também entrega como opcional a caixa Voith de 4 marchas.
Todavia, se a operação ocorrer no trecho rodoviário o motor é combinado à caixa Volvo I-Shift de 12 velocidades. Trata-se da mesma transmissão usada nos caminhões da marca. De sétima geração, conta com trocas mais rápidas.
Além disso, o ônibus está disponível na configuração de eixos 4x2. E pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura. Seu PBT é de 19,5 t.
Nesse sentido, Marques explica que o veículo é uma opção mais rentável ao operador, por operar com carrocerias baixas. Seja no ambiente urbano ou rodoviário.
O novo chassi traz sistemas de segurança, como os freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, por força de lei.
Outro destaque da versão rodoviária é o freio motor VEB300 com 300 cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Do mesmo modo, o freio auxiliar retarder pode ser oferecido como item opcional. Assim, na soma dos componentes, a potência de frenagem pode alcançar 900 cv.
Chassi global
O chassi B320 é um modelo global. Ou seja, já era fornecido pela Volvo para mercados de exportação como Chile e Colômbia. Porém, com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6, a Volvo viu a oportunidade de introduzir o modelo no País.