Avaliação

Renault Kangoo elétrico renovado tem dobro de potência; veja avaliação

Renault Kangoo E-Tech elétrico oferece bom nível de potência e torque e acabamento caprichado, mas preço ainda dificulta acesso

Andrea Ramos

27 de fev, 2024 · 8 minutos de leitura.

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Andamos Renault Kangoo E-Tech renovado e com o dobro de força
Andamos Renault Kangoo E-Tech renovado e com o dobro de força
Crédito:Leo Souza/Estadão

O Renault Kangoo E-Tech voltou repaginado ao mercado brasileiro. O furgão elétrico de carga ganhou desenho mais moderno e conforto típico de automóveis. Porém, o destaque são as respostas do novo conjunto elétrico, de 90 kWh. Em outras palavras, são cerca de 120 cv de potência e 25 mkgf de torque entregues de forma imediata. Ou seja, é o dobro da potência da versão anterior Z.E, que gerava 60 cv.

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Novo Kangoo elétrico tem o dobro de potência e é silencioso

Como resultado, o novo Kangoo tem bons predicados para desafiar modelos como o BYD eT3. Seu principal rival no segmento é feito na China e tem motor elétrico com o equivalente a 109 cv e 18,4 mkgf. Nesse sentido, o Renault traz pacote de baterias de íons de lítio aprimorado. Segundo dados da marca, os oito pacotes garantem 45 kWh de capacidade. No modelo anterior, eram 33 kWh.

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Agora, com relação à novidade, o novo Renault Kangoo E-Tech garante 210 km de autonomia, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Especificamente no ambiente urbano, a autonomia aumenta para 329 km, um avanço em relação aos 200 km da versão anterior.

Andamos Renault Kangoo E-Tech renovado e com o dobro de força
Desenho mais moderno permitiu ampliar a capacidade de carga do Kangoo; Fotos Leo Souza/Estadão

Capacidades

Além disso, a Renault oferece várias opções de formas de recarga. O Wallbox de 11 kW, por exemplo, recarrega o utilitário em até 2 horas e 40 minutos, repondo de 15% a 80% a capacidade das baterias. Por outro lado, com o Wallbox de 7,4 kW isso leva cerca de seis horas.

Andamos Renault Kangoo E-Tech renovado e com o dobro de força
Os sistemas de abertura das portas facilitam as operações de carga e descarga do Kangoo elétrico

No que se refere à capacidade, o modelo pode transportar até 800 kg de carga útil, com um compartimento de carga de até 4,3 m³. Durante nossa viagem, carregamos o veículo com aproximadamente 500 kg de carga, o que nos permitiu sentir o comportamento do Kangoo E-Tech parcialmente carregado.


Antes de falar sobre nossas impressões ao dirigir, é importante destacar que o utilitário é prático para o uso diário, especialmente em áreas urbanas. O compartimento de carga apresenta uma porta lateral deslizante com uma abertura de 864 mm, facilitando o carregamento e descarregamento.

Renault Kangoo é bem equipado

Além disso, as portas traseiras abrem de 90° a 180°. Para dar mais segurança as portas tanto laterais como traseiras são abertas quando ativadas pela chave. A bordo no espaço dedicado a carga, conta com 2,2 m de comprimento, 1,3 m de altura e 1,5 m de largura.

Andamos Renault Kangoo E-Tech renovado e com o dobro de força
A Renault renovou o acabamento interno, trazendo o requinte francês ao modelo

Quanto ao espaço para os ocupantes, o Kangoo E-Tech possui um design arrojado em comparação com os veículos de sua categoria. No posto do condutor, há um volante multifuncional e um painel de instrumentos digital e colorido, onde o motorista pode configurar as informações conforme necessário.

O painel central inclui o sistema multimídia Renault Easy Link, com uma tela de 8” que se conecta ao Apple CarPlay e Android Auto. Os bancos são confortáveis e revestidos com um tecido macio ao toque. Além disso, há vários compartimentos de armazenamento, incluindo entradas USB.

Para garantir a segurança, o veículo está equipado com quatro air bags na cabine, controle de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Seja como for, a Renault cobra bem por isso. O preço sugerido é de R$ 259.990.


Em movimento

Externamente, o veículo passou por uma modernização, com destaque para o emblema cromado da Renault na parte frontal e os faróis com luzes diurnas de LED em formato de "C". Os espelhos retrovisores ficaram 35 mm mais compridos e 22 mm mais largos, proporcionando melhor visibilidade.

Quanto à experiência de condução, o Kangoo E-Tech atualizado oferece modos de condução e frenagem dinâmicos. O modo Eco, por exemplo, limita a potência do motor, sendo ideal para condução urbana.

Nossa intenção era conduzir o veículo sem a necessidade de recarregá-lo. Ao recebermos o modelo para avaliação, ele tinha uma autonomia de 300 km, ou seja, com "tanque cheio". Combinando o modo Eco de condução com a frenagem regenerativa, conseguimos percorrer 102,6 km com o Kangoo E-Tech, deixando ainda uma autonomia remanescente de 119 km.


Veredito

Em resumo, o Renault Kangoo E-Tech é uma significativa evolução em relação ao seu antecessor, tanto em termos de acabamento quanto de recursos técnicos. Com um aumento no volume de carga e uma autonomia maior, ele se mostra uma opção bastante atraente para quem está considerando um veículo elétrico.

Ficha técnica Renault Kangoo E-Tech

Preço sugeridoR$ 259.990
MotorElétrico de 90 kW (120 cv) 25 mkgf
TransmissãoAutomática de relação única
Distância entre os eixos3,1 metros
FreiosDiscos ventilados nas 4 rodas
Peso em ordem de marchaNão divulgado
Capacidade de carga800 kg
Comprimento4,91 metros
Volume de carga4,3 m³
Autonomia329 km (uso urbano)
Fonte: Renault

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