O Renault Kangoo E-Tech voltou repaginado ao mercado brasileiro. O furgão elétrico de carga ganhou desenho mais moderno e conforto típico de automóveis. Porém, o destaque são as respostas do novo conjunto elétrico, de 90 kWh. Em outras palavras, são cerca de 120 cv de potência e 25 mkgf de torque entregues de forma imediata. Ou seja, é o dobro da potência da versão anterior Z.E, que gerava 60 cv.
VEJA TAMBÉM
XCMG testa caminhão elétrico de 80 t no Brasil e quer triplicar vendas
DAF, Iveco, Scania e Volvo: os caminhões mais potentes do Brasil
DAF: confira a história da marca holandesa de caminhões
Como resultado, o novo Kangoo tem bons predicados para desafiar modelos como o BYD eT3. Seu principal rival no segmento é feito na China e tem motor elétrico com o equivalente a 109 cv e 18,4 mkgf. Nesse sentido, o Renault traz pacote de baterias de íons de lítio aprimorado. Segundo dados da marca, os oito pacotes garantem 45 kWh de capacidade. No modelo anterior, eram 33 kWh.
Publicidade
Agora, com relação à novidade, o novo Renault Kangoo E-Tech garante 210 km de autonomia, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Especificamente no ambiente urbano, a autonomia aumenta para 329 km, um avanço em relação aos 200 km da versão anterior.
Capacidades
Além disso, a Renault oferece várias opções de formas de recarga. O Wallbox de 11 kW, por exemplo, recarrega o utilitário em até 2 horas e 40 minutos, repondo de 15% a 80% a capacidade das baterias. Por outro lado, com o Wallbox de 7,4 kW isso leva cerca de seis horas.
No que se refere à capacidade, o modelo pode transportar até 800 kg de carga útil, com um compartimento de carga de até 4,3 m³. Durante nossa viagem, carregamos o veículo com aproximadamente 500 kg de carga, o que nos permitiu sentir o comportamento do Kangoo E-Tech parcialmente carregado.
Antes de falar sobre nossas impressões ao dirigir, é importante destacar que o utilitário é prático para o uso diário, especialmente em áreas urbanas. O compartimento de carga apresenta uma porta lateral deslizante com uma abertura de 864 mm, facilitando o carregamento e descarregamento.
Renault Kangoo é bem equipado
Além disso, as portas traseiras abrem de 90° a 180°. Para dar mais segurança as portas tanto laterais como traseiras são abertas quando ativadas pela chave. A bordo no espaço dedicado a carga, conta com 2,2 m de comprimento, 1,3 m de altura e 1,5 m de largura.
Quanto ao espaço para os ocupantes, o Kangoo E-Tech possui um design arrojado em comparação com os veículos de sua categoria. No posto do condutor, há um volante multifuncional e um painel de instrumentos digital e colorido, onde o motorista pode configurar as informações conforme necessário.
O painel central inclui o sistema multimídia Renault Easy Link, com uma tela de 8” que se conecta ao Apple CarPlay e Android Auto. Os bancos são confortáveis e revestidos com um tecido macio ao toque. Além disso, há vários compartimentos de armazenamento, incluindo entradas USB.
Para garantir a segurança, o veículo está equipado com quatro air bags na cabine, controle de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Seja como for, a Renault cobra bem por isso. O preço sugerido é de R$ 259.990.
Em movimento
Externamente, o veículo passou por uma modernização, com destaque para o emblema cromado da Renault na parte frontal e os faróis com luzes diurnas de LED em formato de "C". Os espelhos retrovisores ficaram 35 mm mais compridos e 22 mm mais largos, proporcionando melhor visibilidade.
Quanto à experiência de condução, o Kangoo E-Tech atualizado oferece modos de condução e frenagem dinâmicos. O modo Eco, por exemplo, limita a potência do motor, sendo ideal para condução urbana.
Nossa intenção era conduzir o veículo sem a necessidade de recarregá-lo. Ao recebermos o modelo para avaliação, ele tinha uma autonomia de 300 km, ou seja, com "tanque cheio". Combinando o modo Eco de condução com a frenagem regenerativa, conseguimos percorrer 102,6 km com o Kangoo E-Tech, deixando ainda uma autonomia remanescente de 119 km.
Veredito
Em resumo, o Renault Kangoo E-Tech é uma significativa evolução em relação ao seu antecessor, tanto em termos de acabamento quanto de recursos técnicos. Com um aumento no volume de carga e uma autonomia maior, ele se mostra uma opção bastante atraente para quem está considerando um veículo elétrico.
Ficha técnica Renault Kangoo E-Tech
Preço sugerido | R$ 259.990 |
Motor | Elétrico de 90 kW (120 cv) 25 mkgf |
Transmissão | Automática de relação única |
Distância entre os eixos | 3,1 metros |
Freios | Discos ventilados nas 4 rodas |
Peso em ordem de marcha | Não divulgado |
Capacidade de carga | 800 kg |
Comprimento | 4,91 metros |
Volume de carga | 4,3 m³ |
Autonomia | 329 km (uso urbano) |