O Scania com motor V8 tem boa fama no mercado mundial de caminhões. Afinal, é um dos modelos mais requisitados quando se trata de operações pesadas. Nesse sentido, também colabora o fato de a marca sueca estar presente nos principais países em vários continentes. Um dos poucos rivais do modelo do Scania V8 é o Shacman X6000, com motor de 800 cv. Porém, a China concentra suas vendas,
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Assim, faz todo sentido o uso de um Scania R 590, com motor V8 de 590 cv. Afinal, trata-se de uma operação bastante parruda. O modelo é utilizado no porto de Brisabene, na Austrália. Lá, transporta 12 contêineres ao mesmo tempo. Segundo a empresa, o peso transportado passa de 80 toneladas.
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Para isso, houve o empilhamento dos contêineres. Ou seja, uma solução conhecida como Double Stack. Os fabricantes de semirreboques O'Phree Trailers e Drake Group desenvolveram o projeto. Para garantir a segurança, há um dispositivo especial de trava. Ou seja, para os contêineres do segundo andar. Conforme a empresa, o acionamento do sistema hidráulico fica a cargo do motorista.
Redução de custos
Segundo as empresas, o projeto visa reduzir o custo do transporte. Isso porque no Brasil, por exemplo, cada contêiner precisa de um caminhão para ser transportado. Porém, no conjunto que utiliza o Scania V8 na Austrália, o engate B-Duplo, semelhante à quinta-roda dos bitrens que circulam no País, permite levar vários contêineres.
Dessa forma, é possível usar o caminhão com tração 6x4, cabine leito e teto baixo, como se fosse um “trem rodoviário”. Ou seja, um tipo de composição bastante conhecido na Austrália. Assim, há três semirreboques articulados. Como resultado, dá para levar 12 contêineres de 20 pés (6,10 metros) ou seis de 40 pés (12,2 m).
Scania passa por testes
Segundo o Regulador Nacional de Veículos Pesados da Austrália, a composição está passando por testes. Afinal, como se trata de uma novidade e por causa do volume de carga transportada, é preciso validar o equipamento. Sobretudo em relação à segurança.
Vale ressaltar que o projeto inicial previa transportar oito contêineres por vez. Para isso, foram feitos testes com um implemento específico, de cinco eixos. Ou seja, três no primeiro reboque e dois no segundo. Além disso, há um sistema de estabilização de carga.
Nesse caso, a pilha de contêineres tem 7 metros de altura. Segundo as empresas, esse equipamento está liberado para atuar na região portuária. Portanto, a operação fica limitada à retirada dos contêineres dos navios e à movimentação em área confinada. Seja como for, os testes para liberar a circulação em outras vias já foram iniciados.