O preço do frete no Brasil é definido a partir da tabela da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a agência, foi feita uma mudança na metodologia para atualizar os dados que geram a tabela de preço do frete. Assim, o objetivo é deixar os valores sugeridos mais próximos da realidade do transportador brasileiro.
LEIA MAIS
Mercedes-Benz lança serviço de locação de caminhões no Brasil
Motorhome com preço de R$ 8 mi é mansão sobre rodas
Ram Lança sua primeira van de carga elétrica
Publicidade
Seja como for, a forma de calcular agora inclui ajustes pontuais e a incorporação de valores atualizados. Em outras palavras, Segundo a ANTT, terá impacto direto nos valores do frete. Conforme a agência, a variação será de 1,03% para operações de transporte de alto desempenho e de até 5,66% para carga e lotação.
Para chegar à nova metodologia, a ANTT realizou, em 2023, uma pesquisa em todo o Brasil. Conforme a agência, o objetivo era coletar informações sobre os aspectos que compõem a planilha de preço de frete.
Preço de frete mais justo
Na prática, o estudo mais abrangente incluiu um formulário online para reunir informações de todos os transportadores. Além disso, pesquisas de mercado ajudaram a atualizar os dados. Toda essa sequência de passos foi submetida a outra audiência pública.
Conforme a ANTT, essa modificação surge para equilibrar as necessidades do mercado. Portanto, visa oferecer uma tabela com preço de frete com a estabilidade e a previsibilidade que são necessárias para o transporte rodoviário de cargas.
Em 2018 surgiu a tabela de frete. O objetivo é definir, para transportadoras e embarcadores, o valor o mínimo a pagar. Segundo a legislação, os preços referem-se ao quilômetro rodado, por eixo. Bem como à distância percorrida e o tipo de carga.