A DAF apresentou seu caminhão mais potente, com motor de 660 cv. Segundo a marca, o novo modelo traz o seis-cilindros em linha batizado de X15D. Além disso, o 15 litros fornecido pela Cummins entrega nada menos do que 326,5 mkgf de torque. Como resultado, pode tracionar até 80 toneladas.
LEIA MAIS
Veja os novos caminhões que chegam ao Brasil em 2024
IPVA 2024 para caminhões: veja datas, desconto e como pagar
Onda de calor: transporte de produtos perigosos requer atenção
Motor de 15 litros é fornecido pela Cummins
Porém, o modelo não deve ser oferecido em mercados como o Brasil. Conforme a DAF, o novo motor está no cavalo-mecânico XG+ com tração 6x4. Assim, o conjunto tem peso bruto total (PBT) de 97 toneladas e foi lançado na Austrália. Ou seja, país em que é comum caminhões com longas composições.
Publicidade
Vale lembrar que a cabine XG+ atende a legislação europeia. Nesse sentido, tem 330 mm a mais no comprimento, bem como 160 mm a mais na dianteira em relação à XG convencional. O objetivo é justamente oferece mais conforto ao motorista e ajudante, sobretudo em viagens longas.
DAF está atrelado a implemento de mais de 25 metros
Conforme a DAF, o primeiro cliente a receber o novo caminhão foi a Dyers Distribution. Ou seja, uma empresa que atua no transporte de cargas extrapesadas. Para isso, o modelo recebeu um implemento de 25,25 metros de comprimento.
Apesar desse fôlego todo, o novo DAF XG+ com motor de 660 cv está bem longe de ser um dos caminhões mais potentes do mundo. A chinesa Shacman, por exemplo, acaba de lançar o X6000 800. Ou seja, um cavalo-mecânico com motor Weichai de 16,6 litros que gera 800 cv e 382,6 mkgf
Além dele, há o Scania com motor V8 de 16 litros que produz 770 cv e 336,5 mkgf. Assim como o Volvo FH 750, de seis-cilindros em linha de 16 litros entrega 750 cv e 362,2 mkgf. No Brasil, a DAF oferece o XF com motor Paccar que desenvolve ótimos 530 cv.