Ano novo, caminhões novos. Afinal, 2024 é ano do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), o maior da América Latina. As fabricantes estão preparando novidades para lançamento no evento, que vai de 4 e 8 de novembro. Assim como em anos anteriores, a feira de 2024 será no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
LEIA MAIS
Scania 460 R Super ou 450 R Plus: qual caminhão é melhor negócio
IPVA 2024 para caminhões: veja datas, desconto e como pagar
Onda de calor: transporte de produtos perigosos requer atenção
Segundo as empresas, as vendas de 2024 serão melhores que as de 2023. Há até executivo de montadora apostando em alta superior a dois dígitos. Ou seja, entre 10% e 15%.
Publicidade
Além disso, um dos destaques serão os modelos com motores alternativos ao diesel. Ou seja, estamos falando de caminhões movidos a gás e eletricidade. Outra aposta deverá ser a melhoria do conforto e dos sistemas de conectividade a bordo. Confira a lista dos caminhões que serão lançados no Brasil em 2024.
BYD
A fabricante chinesa não revela detalhes do novo caminhão BYD T5. Porém, o Estradão vem acompanhando de perto os passos do desenvolvimento do modelo. Portanto, sabemos que o T5 está sendo no Brasil faz algum tempo.
Além disso, podemos confirmar que se trata de caminhão leve 100% elétrico. Ou seja, focado em operações de transporte urbano e de curta distância. Aliás, este é um dos segmentos em que as empresas mais apostam em veículos com baixo nível de emissão.
Ford
Também focada na baixa emissão, a Ford, que em 2023 testou a van Transit 100% elétrica, prepara a estreia do modelo neste ano. Portanto, as vendas da e-Transit devem começar ainda neste semestre.
Higer
A Higer, marca conhecida no Brasil por seus ônibus 100% elétricos, estreia no País com caminhões neste ano. Inicialmente, vai trazer um modelo com capacidade de 40 toneladas e baterias de 422 kwh.
Iveco
A Iveco já revelou suas novidades para 2024. Assim, depois do tão esperado S-Way, o destaque fica para o S-Way NG a gás. O caminhão chegou a ser mostrado na Fenatran de 2022. Porém, a Iveco preferiu fazer testes de uso real com clientes antes de iniciar as vendas no Brasil.
Seja como for, o modelo chega no primeiro semestre de 2024. Segundo a marca, seu motor Cursor 13 a gás tem potência 460 cv. Conforme a empresa, a autonomia chega a 500 km, com oito tanques cuja capacidade total é de 920 litros de gás.
Além disso, a Iveco apresentou o Tector NP na Fenatran de 2022. Mas a marca não revela quando o modelo será lançado no mercado brasileiro. Seja como for, a aposta é de que isso ocorra na feira deste ano. No caso do semipesado a gás, a autonomia é de 300 km.
Outra novidade da Iveco é o Daily com câmbio automático, conforme apresentado pelo Estradão. Assim como a linha com motor elétrico.
Daily
O Daily Hi-Matic, com caixa automática, começa a ser entregue aos clientes a partir deste ano apenas na versão chassi-cabine. Ou seja, o segmento em que a Iveco lidera o mercado. Portanto, o Daily 35-180 conta com caixa automática ZF- 8HP, de 8 velocidades à frente e uma à ré. E seu motor também foi aumentado em 20 cv frente às versões manuais. O FPT F1C VGT desenvolve potência de 180 cv a 3.500 rpm. E torque de 44 mkgf de 1.600 a 2.900 rpm.
Por fim, a novidade que chega este ano é o eDaily, com motor elétrico. O veículo entrou em testes em diversos clientes no ano passado. Portanto, a Iveco confirma o seu lançamento este ano. Por ora, sem data marcada e sem divulgar detalhes técnicos do produto. Contudo, se for como a versão vendida na Europa, o modelo terá motor de 190 cv e autonomia de até 180 km.
Mercedes-Benz
A saída do Axor deixou uma lacuna. Sobretudo para os fãs da marca. Como solução, a Mercedes-Benz apostou em uma cabine mais simples para o Actros. Assim, o modelo teve boa aceitação do mercado. Porém, ainda longe da popularidade do Axor.
Assim, conforme publicado pelo Estradão, o Antos, que na Europa foi substituto do Axor, foi flagrado em testes no Brasil. Todavia, a marca não confirma o seu lançamento.
Por outro lado, o Atego deve ganhar uma versão maior. Do mesmo modo, para entrar no lugar do Axor 1933. Cavalinho de entrada da marca. A informação foi dada pela Mercedes-Benz. Entretanto, a fabricante não confirma data de lançamento, tampouco dados técnicos do modelo. Mas o modelo, com tração 4x2, é feito para atuar em operações rodoviárias de curtas e médias distâncias.
Scania
A Scania vai reformular toda a sua gama de caminhões a gás. Assim, no lugar do modelo mais vendido da marca com motor de 410 cv, chega a versão de 420 cv e uma de 460 cv para operações mais pesadas. Além dele, a Scania revelou o ano passado, com o lançamento programado para este ano, do X-Gás, seu modelo com autonomia de 900 km.
Trata-se de um modelo 8x2, com chassi rígido, com distância entre os eixos de 6.950mm. O que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás. São oito de cada lado. Assim, são oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95 litros.
Além disso, a Scania vai trazer um novo painel, totalmente digital, para a sua gama de veículos. Neste caso, modelos diesel e gás. O novo painel começa a chegar ao mercado Europeu. Portanto, não deve demorar a aterrissar no País.
Seja como for, o Smart Dash como é chamado vai substituir os mostradores analógicos do quadro de instrumentos por telas. Além disso, poderá interagir com outras soluções. Como sistema de gestão de frotas e serviços conectados. Além disso, a marca deve repaginar o design dos caminhões que não são modificados desde 2018 com o lançamento da gama NTG.
Volkswagen Caminhões
A Volkswagen Caminhões também vai apostar no gás. A fabricante já está fazendo testes com o modelo, um Constellation GNV, destinado à coleta no ambiente urbano. Sem detalhar as capacidades técnicas, o veículo deve chegar até a Fenatran.
Do mesmo modo, não está descartada a possibilidade de a marca do Grupo Traton apresentar neste ano a versão eDelivery 17 t. O caminhão elétrico foi anunciado ainda no final de 2022 para o lançamento em 2023. Entretanto, o mercado ainda engatinhando com a chegada da Euro 6, e os caminhões mais caros, não faria sentido para a marca trazer a solução no período.
Volvo FH Eletric
A Volvo deve concentrar suas novidades neste ano em soluções 100% elétricas e a gás. No Brasil, a marca acabou de lançar o FM Eletric. Todavia, muitas empresas no País também aguardam o FH de zero emissão. Afinal, o caminhão tem maior capacidade de carga. Portanto, pode levar mais carga frente ao FM.
Ademais, a Volvo anunciou no início de 2023 que iniciará testes com o caminhão movido a GNL. Ou seja, gás no seu estado líquido. Conforme a Volvo, o gás a partir de resíduos renováveis faz mais sentido na operação de transporte. Do mesmo modo, a marca não releva se o caminhão de fato chega neste ano.