O ano de 2023 foi marcado pela estreia da nova tecnologia do Proconve P8 (Euro 6) para caminhões. Por essa razão contou com novidades. Porém, muitos modelos já foram apresentados ainda em 2022, durante a Fenatran.
Mesmo assim, os fabricantes reservaram apresentaram veículos neste ano. E o Estradão elencou os modelos que de alguma forma se destacaram. Seja pelas vendas ou pelas inovações que carregam. Confira os lançamentos por marca.
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DAF
A DAF deixou para a Agrishow, que ocorreu em maio deste ano, o lançamento da versão XF Off-Road. Ou seja, caminhão destinado a operações mistas ou no fora de estrada. Assim, o modelo é destinado ao transporte de cana de açúcar, madeira e cargas indivisíveis, por exemplo.
O caminhão é oferecido com duas opções de motor. Com potência 480 cv e torque entre 240 mkgf e 255 mkgf. Além da versão mais forte, de 530 cv e de 255 mkgf a 265 mkgf.
O Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de até 91 toneladas. Portanto, o cavalo mecânico com tração 6x4 pode puxar implementos do tipo bitrem de até 11 eixos. Nesse sentido, em todas as versões a capacidade máxima de tração (CMT) é de 150 t. Além disso, a suspensão traseira tem capacidade de suportar 26 t.
Ford
A marca de origem norte-americana fez dois importantes lançamentos na linha Transit. A primeira ocorreu em março com o lançamento da versão com câmbio automático para as linhas de furgões e vans. Assim, sendo as primeiras da categoria a estrear no mercado com a tecnologia.
Seja como for, trata-se de uma transmissão de 10 velocidades. A mesma da Ford F-150. Porém, para a Transit recebeu nova calibração. Assim como novo escalonamento de marchas.
A Ford também lançou neste ano a versão chassi-cabine da Transit. Assim, complementando a família de comerciais da marca.
A linha conta com duas versões, sendo a de entrada com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas e capacidade de carga útil de 1.401 kg e que pode ser conduzida por motoristas com habilitação na categoria B. Há ainda a versão de 4,7 t. Esta, com capacidade de carga útil de 2.601 kg. Porém, essa só pode ser guiada por motoristas profissionais. Ou seja, com CNH de categoria C.
Iveco
Neste ano a Iveco colocou no mercado o tão esperado S-Way, seu caminhão pesado de última geração para ocupar a categoria premium de veículos rodoviários. No entanto, este modelo teve o lançamento oficial no final do ano passado.
Todavia, neste ano, a Iveco não deixou os fãs da marca desamparados de lançamentos. Nesse sentido, trouxe para o mercado o Daily Hi-Matic. Ou seja, a versão com caixa automática. Mas exclusiva para a gama de chassi-cabine, a mais vendida da família Daily.
Seja como for, para essa versão, o modelo deixa de ter o motor de 160 cv (essa potência atende apenas a gama com caixa manual).
O Daily chassi-cabine Hi-Matic passa a contar com motor de 180 cv a 3.500 rpm. Em outras palavras, trata-se de um motor FPT F1C VGT, que cujo torque é de 44 mkgf de 1.600 a 2.900 rpm. Assim, esse motor é combinado à caixa automática ZF- 8HP. Em outras palavras, um câmbio de 8 velocidades à frente e uma à ré.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz também usou a Agrishow para apresentar versão do Actros 2653 6x4, mas com frontal de modelo fora de estrada. Ou seja, com Pacote Robustez, que adiciona para-choque adequado para o fora-de-estrada, bem como conjunto óptico diferenciado, protetor de cárter e estribo móvel. Com as mudanças, o modelo entrega mais resistência em vias mal pavimentadas.
Além do Actros para uso misto, a Mercedes-Benz lançou também o Arocs 4851 10x4 com nível 2 de automação. O caminhão com tecnologia desenvolvida pela Grunner tem capacidade para 30 t de PBT. Assim, com motor de 510 cv.
Scania
A Scania também lançou a linha de caminhões Plus. Trata-se dos modelos R 450 4x2 e 6x2 e R 540 6x4 eu passara a contar com motores Euro 6. Ou seja, versões até 7% mais baratas frente ao Scania Super que para a Euro 6 ganhou motor, caixa e eixos novos.
Entretanto, por terem motor para atender às novas regras de emissão, os caminhões Scania Plus também são mais econômicos em até 3%. Isso quando se compara com a geração Euro 5 com potências equivalentes.
Dessa forma, tecnicamente, os caminhões Plus contam com motor Euro 5 com sistemas de pós-tratamento. Ou seja, tecnologia SCR, além dos sistemas DOC e DPF.
Volkswagen Caminhões e Ônibus
A Volkswagen Caminhões e Ônibus ampliou sua linha de caminhões vocacionais, com o Constellation 27.260 8x4, lançado em agosto na Concrete Show. Todavia, vale lembrar que o Constellation 27.260 foi revelado na edição de 2022 da Fenatran, mas na versão 6x4.
Neste ano, para mostrar a versatilidade do modelo, a Volkswagen apresentou unidades com tração 8x4. Ambas caracterizadas para operações nas quais o Constellation 27.260 pode ser utilizado. Ou seja, balão de concreto, do tipo betoneira, e bomba lança.
Seja como for, o caminhão conta com motor é o MAN D08 de seis cilindros em linha, que gera potência de 255 cv a 2.200 rpm e torque de 97 mkgf a partir das 1.200 rpm. Por sua vez, a transmissão inclui caixa manual de nove velocidades. A novidade tem cabine estendida e duas opções de distância entre os eixos: 4.800 mm e 5.940 mm.
Volvo
A Volvo deixou para o final do ano o seu principal lançamento. E neste mês iniciou a venda e também locação do Volvo FM Electric. Os caminhões elétricos pesados da Volvo têm potência de 490 kW. Ou seja, equivalente 660 cv.
O seu peso bruto total combinado (PBTC) é de até 44 toneladas. E pode ser equipado com três motores elétricos. Assim como até seis baterias que somam 540 kWh, o que garante autonomia de até 300 km. A linha elétrica é a primeira pesada produzida no Brasil e chega custando cerca de R$ 3 milhões. Por essa razão, a Volvo oferece a opção de aluguel, por meio da Volvo Locação.