As vendas de caminhões a gás prometem crescer no próximo ano. Ao menos é o que projeta a Scania, única fabricante que oferece caminhão a gás no País por enquanto. A montadora espera vender mais 500 modelos do tipo. A informação foi dada pelo diretor de soluções comerciais da marca, Alex Nucci. Assim, os números são promissores. Afinal, desde 2019, quando a Scania apresentou seu caminhão a gás, a marca vendeu 850 unidades.
LEIA MAIS
Andamos no Scania 560 G 8x4, novo caminhão off-road para mineração
Contran libera caminhão e carreta com maior comprimento
Caminhão Mack feito para sultão tem preço de Ferrari e Lamborghini
Segundo a empresa, pelo menos os 150 primeiros caminhões a gás devem ser entregues ainda no 1º trimestre. "As vendas estão acontecendo. Já temos pedidos em carteira. Por essa razão, a nossa expectativa é vender mais de 500 unidades. O mercado tem nos solicitado caminhões a gás", garante Nucci.
Publicidade
Maturidade vai ajudar caminhão a gás
Segundo o executivo da Scania, o cliente está mais maduro com relação à tecnologia. Da mesma forma, com a chegada dos caminhões Euro 6, houve aumento no preço dos veículos. Portanto, os caminhões a gás que não sofreram reajuste ficaram com preços mais competitivos frente aos Euro 6 a diesel. Além disso, a infraestrutura de abastecimento cresceu no País.
Nesse sentido, para ampliar o desenvolvimento dos corredores azuis, a Comgás anunciou que chegou a 33 postos de abastecimento de gás nas rodovias brasileiras. Desse montante, 10 unidades funcionam com o sistema de alta vazão. Ou seja, são capazes de abastecer caminhões a gás em até 30 minutos. Esse é o tempo equivalente de um abastecimento de caminhão a diesel.
Scania vai atualizar produtos e Iveco estreia em 2024
Ademais, ainda no 2º trimestre de 2024, a Scania vai trazer as novas potências já prometidas. Ou seja, motores a gás de 420 cv e de 460 cv. Além do XGás, modelo com autonomia de até 900 km. Do mesmo modo, a Iveco trará novidades com motor a gás. Assim, vai estrear sua tecnologia no País. O primeiro a chegar será o S-Way NG, apresentado na Fenatran de 2022. Neste ano, a Iveco se concentrou em testar a tecnologia com clientes.
Seja como for, o caminhão a gás que chega no 1º semestre de 2024 tem motor Cursor 13 de 460 cv e oito tanques que totalizam 920 litros. O conjunto garante ao caminhão uma autonomia de 500 km. Dessa forma, o próximo ano será estratégico para a Iveco no que diz respeito às energias alternativas. "Somos a única montadora com um portfólio verde, dos leves aos pesados. E temos trabalhado intensamente nas tecnologias emergentes, como o gás natural, biometano, eletricidade e hidrogênio", diz o diretor de marketing da Iveco, Marcus Souza.
Segundo o executivo, o caminhão chega ao País em um momento em que já existe uma rede de abastecimento e distribuição capilarizada. "E isso é fundamental para que esse tipo de mercado seja viável para o transportador", completa Souza.