Depois do Japão, a Mitsubishi Fuso, marca do Grupo Daimler, iniciou produção em série do primeiro caminhão leve totalmente elétrico do mundo, o eCanter, na Europa. O modelo será produzido na fábrica de Tramagal, em Portugal, na mesma linha na qual são montados os Fuso Canter convencionais, com motor a diesel. A unidade portuguesa será a base de fornecimento para os mercados da Europa e dos Estados Unidos.
O caminhão se apresenta como uma solução ecológica para a distribuição de carga em grandes centros urbano, afinal, contribui com a redução de poluentes e de ruído. De acordo com a fabricante, o eCanter também promete eficiência no transporte e menores custos operacionais.
O conjunto de seis baterias de íon lítio gera tensão de 420 V, o que proporciona ao caminhão autonomia de 100 km e capacidade de carga líquida de 2 a 3 toneladas, a depender da carroceria e do uso. Em comparação com o veículo movido a diesel, a versão elétrica oferece economia de € 1.000 a cada 10.000 km rodados.
Publicidade
“Com o início da produção do eCanter, nos tornamos o primeiro fabricante global a produzir em série em caminhão totalmente elétrico”, afirma Marc Llistosella, CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e chefe da Daimler Trucks Asia. “De agora em diante, podemos atender à crescente demanda por caminhões de entrega com zero de emissão.”
A fábrica de Tramagal fica a 150 km a nordeste de Lisboa. Foi fundada em 1964 a partir de uma joint venture entre a empresa familiar Duarte Ferreira e a fabricante francesa de caminhões Berliet. Em 1980 iniciou montagem de CKD dos Fuso Canter para o mercado português e em 1996 a Mitsubishi Motors assumiu a unidade para atender aos mercados da Europa Ocidental com o pequeno caminhão. A fábrica tornou-se parte da Daimler AG em 2003, depois que o grupo alemão adquiriu a maior parte da Mitsubishi Fuso. Quase 95% da produção do Fuso Canter é exportada para mais de mais de 30 países
A empresa marcou para setembro o lançamento global do eCanter, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.