Um Peterbilt 281 produzido em 1960 se aposentou depois de 62 anos de trabalho. O modelo foi o primeiro e único caminhão do motorista profissional Bob Spooner. Nascido no Alabama, Estados Unidos, em 1940, Spooner resolveu entrar para o ramo de transporte aos 17 anos, logo depois de servir por dois anos no Corpo de Fuzileiros Navais de seu país. Afinal, seu pai era dono de empresa de transporte. E lá ele adquiriu um pouco de experiência.
Assim trabalhou até abrir o seu próprio negócio, em 1960. Para isso, precisava de um caminhão e o modelo escolhido foi o um Peterbilt 281. A compra ocorreu em 1960, mas o veículo era modelo 1961. Ou seja, o mais moderno que a marca havia apresentado ao mercado. Não por acaso, 10 anos mais tarde, o caminhão protagonizou o filme de Steven Spielberg, Encurralado, de 1971.
LEIA MAIS
Nomes de caminhões: veja o significado de letras e números
Caminhão Peterbilt com 7 lugares e 'cama de casal' está à venda; veja o preço
Iveco Daily ganha câmbio automático do Lamborghini Urus; veja o preço
Publicidade
Troca do motor
Seja como for, após algumas décadas de serviço, o motor original do Peterbilt de Spooner foi trocado. Ou seja, o Cummins de 250 cv deu lugar ao Cummins N14. Dessa forma, ficou mais forte, com 525 cv de potência. Além disso, uma nova caixa de câmbio - Eaton Fuller Roadranger manual com 16 marchas - foi instalada no modelo. Vale lembrar que, originalmente, o caminhão vinha de fábrica com uma transmissão de 10 velocidades.
Por fim, alguns itens que não eram comuns aos caminhões norte-americanos da época passaram a ser adotados pela Peterbilt. E o dono do clássico 281 obviamente se beneficiou da modernidade. Por exemplo, o modelo veio de fábrica com sistema de freios no eixo dianteiro, algo incomum, pois até 1980 os caminhões norte-americanos usavam freios apenas nas rodas traseiras. Spooner também instalou suspensão pneumática nos eixos traseiros. Com isso, seu caminhão ficou incrível para os padrões do período.
Mais moderno, Peterbilt rodou por 62 anos
Do mesmo modo, o motorista modernizou o habitáculo ao adotar uma cabine leito maior. Assim, o antigo Peterbilt rodou muito bem por 62 anos. O caminhão foi aposentado em 2022. Durante o período, o modelo manteve, em média, uma quilometragem anual superior a 200 mil km. Em outras palavras, alcançou uma quilometragem total de 8,6 milhões de milhas. Ou seja, cerca de 13,8 milhões de quilômetros rodados em seis décadas.
Bob Spooner atualmente também se aposentou. E passa o tempo curtindo a família. Contudo, seu fiel companheiro Peterbilt 281 foi colocado à venda. Mas a empresa de Spooner está em pleno funcionamento. Para isso, seus filhos e motoristas empregados dirigem os oito caminhões da frota. Naturalmente, todos bem mais novos.