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Scania: veja os impressionantes caminhões da marca feitos por um fã

Fã da Scania desde jovem, sueco Svempa foi responsável por personalizar centenas de caminhões da marca, alguns deles conhecidos mundialmente

Andrea Ramos

02 de nov, 2023 · 9 minutos de leitura.

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Os caminhões Scania que mais impressionaram os fãs
Scania Svempa
Crédito:Scania/Divulgação
Os caminhões Scania que mais impressionaram os fãs

Os caminhões Scania mexem com o imaginário dos apaixonados por brutões. Mas um fã, em especial, conseguiu o feito de elevar a paixão pela marca. Ou seja, trata-se do Sven-Erik "Svempa" Bergendahl, hoje um aposentado de 84 anos. Svempa foi dono do maior centro de customização de caminhões da marca escandinava. De origem sueca, ele desenvolveu os caminhões mais exclusivos. Por isso, recusava-se a customizar outro modelo que não fosse Scania.

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Os caminhões Scania que mais impressionaram os fãs
Svempa se aposentou aos 82 anos e sua empresa foi adquirida pela Scania; foto: Scania/Divulgação

Centenas de showtrucks cheios de estilos

Seja como for, no currículo que teve início em 1970, Svempa já customizou mais de 600 caminhões da marca do grifo. Alguns pedidos foram feitos por clientes da marca. E outros até mesmo encomendados pela própria fabricante.

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Para se ter ideia do nível de importância do trabalho do Svempa, quando em 2021 ele anunciou que se aposentaria, aos 82 anos, a Scania adquiriu a marca. Dessa forma, o maior preparador da fabricante sueca do mundo pode não estar em ação. Mas seu legado continua. Afinal, a intenção da marca do grifo é dar continuidade às operações da Svempas.

A seguir o Estradão elencou os caminhões criados pelo preparador que mais ganharam notoriedade. Do mesmo modo, seus elementos exclusivos de design e inovação serviram de inspiração para preparadores de todo o mundo. Aliás, não só entre os fãs de Scania.


Os caminhões Scania que mais impressionaram os fãs
Scania/Divulgação

Scania R999 Red Pearl

A história do Scania R999 Red Pearl começou em 2005. Ou seja, três anos antes da sua conclusão. A Scania estava aposentando na Europa os caminhões da gama T, de cabines bicudas. Contudo, o destino dos modelos já produzidos como mulas seria a destruição.

Porém, uma das unidades, o T500 com motor V8, serviu de laboratório de testes para o Svempa e seu designer, Jan Richter. Seja como for, os customizadores soltaram a criatividade. Assim, desenvolveram o primeiro caminhão conversível. Pelo menos da Scania.

Não existem tantos caminhões roadster no mundo. Todavia, este modelo se destaca pelas linhas futurísticas. Dessa forma, a suspensão foi rebaixada e o teto cortado. Quanto à pintura, trata-se de uma combinação entre um caminhão de bombeiros com letras douradas e um "hot road".

A potência também foi mexida. Ou seja, vem do motor V8 biturbo de 16 litros que produz 1.000 cv de potência. Assim, o R999 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos. A quantidade de detalhes presentes nessa construção atrai. Por exemplo, o modelo conta com piso de cabine transparente. O volante e o painel são de fibra de carbono, algo incomum para o período. Seja como for, segundo Svempa, ele e sua equipe investiram pelo menos 3 mil horas de trabalho na construção.


Scania Chimera

O Scania Chimera foi apresentado em 2014. E chama a atenção por causa das suas modificações. Ou seja, digno de um caminhão tunado. Afinal tem pneus slick, suspensão duplo-A e um motor de 1.500 cv. O que se traduz em acelerar de 0-100 km/h em 4,6 segundos.

Os caminhões Scania que mais impressionaram os fãs
Scania/Divulgação

O super caminhão ainda conta com sistema de coletor de escapamento em aço inoxidável com 6 turbos Holset. E transmissão Allison modificada de 6 velocidades.


Para o Chimera, o idealizador "Svempa" Bergendahl, de início deveria ser retrô. Porém, por causa do tamanho motor, ele e sua equipe mudaram de ideia. E o caminhão ganhou linhas mais futuristas. Seja como for, o nome também vem da mitologia grega. Quimera era um monstro híbrido de leão, dragão e bode, além de uma cobra, que cospe fogo. Mais tarde, inspirado no Chimera, a Scania lançou a série Griffin Edition.

Scania Longline Blue Griffin

O Scania Blue Griffin foi desenvolvido pelo Svempa, com base no cavalo mecânico Scania R620. Nesse modelo, o artista quis destacar o desenho. Dessa forma, pouco da originalidade do caminhão foi tirada. O Scania azul metálico chama a atenção pelo desenho do grifo. Porém, com uma aparência mais agressiva e aspecto robusto.

Scania/Divulgação

A bordo, o caminhão mantém a estética original. Ou seja, com detalhes do painel em azul harmonizando com a cor bege dos bancos de couro. Do mesmo modo, a estação de descanso se tornou uma sala de estar com bastante entretenimento, graças às caixas de som e à TV presentes. Dois sofás também nos tons bege complementam o espaço. Para isso, a cabine foi estendida.

Scania Frostfire

Todavia, a preparadora sueca é dona de outro showtruck. Trata-se do Scania Frostfire, algo como "fogo congelado" em tradução livre. O cavalo mecânico celebra os 50 anos do lançamento do motor V8 da Scania, em 2019. Porém, seu lançamento só ocorreu dois anos mais tarde, em razão da pandemia. Do mesmo modo, o último trabalho do preparador de Scania mais famoso, Svempa Bergendahl.

Scania/Divulgação

Seja como for, o caminhão levou quase dois anos para ser feito. Isso inclui do desenho à construção de novos para-lamas e defletores de ar nas laterais, bem como toda a parte traseira. Com base no R 770 V8, o caminhão se destaca pela cor exclusiva que mescla faixas laranja e preta. Estas contrastam com a cor principal. No mesmo sentido, há adesivos em cinza, alusivos à imagem de gelo fragmentado.

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