A Volkswagen Caminhões e Ônibus incorporou no portfólio solução que coloca a tração no terceiro eixo de um cavalo-mecânico 6x2, o chamado pusher. A configuração é habitualmente aplicada nas operações nas quais há necessidade de semirreboques muito longos, por exemplo, cegonhas.
Foi especialmente para a aplicação cegonheira que o projeto ganhou espaço. A Gabardo, empresa especializada no transporte de veículos trouxe para a sua frota um Constellation 25.360 6x2 equipado com eixo pusher.
“O termo pusher, traduzido de forma literal para o português, quer dizer ‘empurrador’, pois o eixo trativo é terceiro, diferentemente das configurações 6x2 convencionais, em que tração se dá no segundo eixo”, diz em nota Mario Prado, supervisor de conceituação do produto da VWCO, líder do desenvolvimento desenvolvimento do caminhão para a Gabardo.
Publicidade
Segundo a empresa, além da solução permitir adequar o comprimento da composição à regulamentação, o pusher proporciona melhores níveis de conforto e dirigibilidade, em particular quando o eixo auxiliar é suspenso. “Em condições de piso escorregadio, por exemplo, esse benefício é percebido ainda mais facilmente, pois aumenta a segurança na condução da composição.”
O Constellation 25.360 6x2 pusher demandou perto de um ano de desenvolvimento em parceria com a Gabardo. O modelo traz ainda suspensão traseira pneumática com quatro bolsas por eixo, o que concede mais conforto ao condutor. O veículo também conta com sistema de controle eletrônico da suspensão com monitoramento de carga nos eixos, por meio de um display no painel.