A Foton lançou novos caminhões das gamas Aumark e Wonder. Os modelos chegam totalmente renovados. Dessa forma, a marca quer expandir sua participação nos mercados em que já atua pelo mundo, como o Brasil. Para isso, os lançamentos são direcionados à logística urbana e da última milha.
Seja como for, os novos caminhões da Foton trazem uma série de recursos. Além de predicados para atrair clientes nos variados mercados. Nesse sentido, o novo Aumark tem como base a "plataforma compartilhada de multienergia" da Foton. Ou seja, permite o desenvolvimento de múltiplas tecnologias na mesma arquitetura. Como, por exemplo, caminhões com motores térmicos e híbridos. Assim como elétricos a bateria e a hidrogênio.
LEIA MAIS
Caminhões leves: Mercedes-Benz Accelo e VW Delivery lideram; veja o ranking
VW Delivery, Iveco Tector e Mercedes-Benz Accelo: os caminhões médios mais vendidos
Caminhão Mercedes-Benz eActros 600 elétrico faz estreia mundial
Publicidade
Para isso, a plataforma conta com recursos modulares e integrados. Dessa forma, promete alcançar melhorias em termos de confiabilidade, eficiência e segurança.
Processos de produção
O novo Aumark é produzido em uma fábrica renovada da Foton com tecnologia de soldagem automatizada. Além disso, tem revestimento por pulverização de poliureia, o que aumenta a resistência à oxidação dos produtos em 50%. Por fim, os testes rodoviários submeteram o veículo a mais de 3 milhões de km e 12 mil horas de testes em bancada. Dessa forma, a Foton atestou a longa duração dos principais componentes para este lançamento.
Já com relação à eficiência, a plataforma multienergia permite o desenvolvimento modular e integrado de sistemas de transmissão, baterias e sistemas de suspensão. Nesse sentido, por exemplo, a versão totalmente elétrica oferece carregamento rápido em 1 hora. Assim, garante uma operação sem grandes pausas para recarga. E com um consumo de energia de 32 kWh/100 km.
Do mesmo modo, o modelo híbrido conta com sistema "Intelligent Dual-Engine". Este oferece autonomia de mais de 1.000 km. Enquanto isso, a versão de célula de combustível utiliza sistema de hidrogênio que permite o reabastecimento em 5 minutos. E tem autonomia de 450 km. Ademais, o novo Aumark traz recursos de segurança ativa e passiva, dentro do padrão europeu.
Linha Foton Wonder
O lançamento global também envolve a linha de mini caminhões Wonder. O modelo chega nas versões a diesel e elétrico. No modelo a bateria, o tempo de carregamento completo é de 48 minutos. E o alcance chega a 280 km. A gama se destina às operações urbanas.
Seja como for, no Brasil, a Foton ainda não confirmou a chegada dos novos caminhões. Entretanto, a montadora prepara uma reestruturação no País. E deve trazer novidades em breve. Assim, faz todo sentido renovar a linha de produtos e trazer as tecnologias que são tendências por aqui. Como os caminhões elétricos para operações nas grandes cidades.