Após quase sete meses de especulações a respeito do destino da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP), o governador de São Paulo, João Dória, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, confirmou a intenção do Grupo Caoa de comprar a unidade do ABC paulista.
De acordo com o governador, a negociação agora segue por duas etapas entre as empresas. Os próximos 45 dias será de diligência, na qual a Caoa avaliará os riscos para apresentar sua posição definitiva. Em um segundo movimento, discussões a respeito de possíveis aportes extras e possibilidades de geração de emprego.
O período também definirá a produção de caminhões. Tudo leva a crer que o comprador seguirá com a marca Ford, em regime de licença da montadora norte-americana, mas também, como foi revelado, um automóvel, ainda a definir marca e tipo. O Grupo Caoa tem operações produtivas no País de carros da coreana Hyundai e da chinesa Chery.
Publicidade
O valor da transação não foi revelado, mas, como mencionou o governador, será “acima de R$ 1 bilhão”, proveniente de recursos próprios do Grupo Caoa.
Além do governador, peça-chave na busca por interessados pela fábrica, também estiveram presentes na conferência, Carlos Alberto Andrade de Oliveira, o representante da Caoa, e Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.