A Volvo Trucks acaba de revelar o SuperTruck 2. Conforme a filial da marca nos Estados Unidos, o novo caminhão foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Energia dos EUA (DOE). Como resultado, o modelo apresentou alto índice de eficiência energética em relação ao anterior, apresentado em 2009.
Segundo a marca sueca, o público vai poder ver o SuperTruck 2 na Conferência e Exposição de Gerenciamento 2023. Ou seja, o evento que faz parte do calendário da American Trucking Association e que começa neste sábado (14), em Austin, no Texas.
Assim, o programa Volvo SuperTruck visa acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de transporte. Dessa forma, permite demonstrar o quanto a indústria evoluiu. Bem como novas soluções para reduzir as emissões de poluentes.
Publicidade
LEIA MAIS
Marcopolo já oferece o novo ônibus Audace a hidrogênio
Volvo VM ganha série especial para celebrar os seus 20 anos; veja o vídeo
Primeiro caminhão nacional: relembre como era a tecnologia
Para isso, a Volvo, assim como outras marcas, investem em pesquisa e desenvolvimento de caminhões de Classe 8. Ou seja, a denominação usada nos EUA para os cavalos-mecânicos voltados às operações rodoviárias de longas distâncias.
Segundo o presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve, a parceria com o DOE permite expandir os limites da tecnologia. "Assim como entender novas possibilidades para o transporte pesado. E que podem entrar em produção”, diz.
Volvo SuperTruck 2 superou a meta
Dessa forma, a Volvo Trucks garante que superou suas próprias expectativas. Afinal, inicialmente a meta era melhorar a eficiência do novo caminhão em 100% em relação ao anterior. Porém, o ganho chegou a 134%, de acordo com a marca sueca.
Para isso, além de melhorias no motor, o caminhão ganhou aprimoramentos na aerodinâmicas. Dessa forma, várias peças do acabamento externo da cabine ficaram mais integradas. No mesmo sentido, a marca lançou mão de carenagens e saias laterais. Assim como defletores de ar no teto e laterais.
Outra boa solução foi a instalação de câmeras no lugar dos retrovisores convencionais. Conforme a Volvo apenas essa medida reduziu o arrasto aerodinâmico em cerca de 4%. No total, a melhoria em relação ao Supertruck, o modelo VNL 270 apresentado em 2009, foi de 50%, informa a Volvo.
Além disso, houve forte investimento para reduzir o peso do conjunto. Como, por exemplo, a introdução de peças de alumínio no trem de força e chassi, por exemplo. No mesmo sentido, a cabine é mais curta do que a convencional. Com isso, o peso total do conjunto é de 12 toneladas.
Para isso, a Volvo também adotou a configuração de tração 4x2. Ou seja, uma solução pouco comum nos caminhões rodoviários vendidos nos EUA. Seja como for, a marca informa que o SuperTruck 2 também pode ter tração 6x2 e 6x4.
Por sua vez, o motor ganhou sistema híbrido leve, de 48 volts. De acordo com a marca, o dispositivo atua também como gerador com partida integrado. Porém, a Volvo não informou dados de potência e torque do conjunto. Tampouco informações sobre o desempenho.