A Mercedes-Benz promoveu a estreia mundial do seu primeiro caminhão pesado 100% elétrico. O modelo é feito para rodar longas distâncias. Assim, a bateria eActros 600 tem capacidade de 600 kwh. Aliás, o caminhão ganhou o número 600 em seu nome por causa disso. Seja como for, recebeu também um eixo motriz elétrico. Isso o permite rodar 500 quilômetros. E sem a necessidade de recarga intermediária.
Ou seja, poderá viajar mais de mil quilômetros por dia. Isso graças às recargas intermediárias nas pausas dos motoristas, durante os trajetos. Conforme a Mercedes-Benz, isso é uma vantagem. Atualmente, cerca de 60% das viagens de longas distâncias na Europa são inferiores a 500 quilômetros. Dessa forma, a infraestrutura existente é suficiente para o modelo. Tanto para carga e recarga das baterias no transportador. Ou nos pontos de entrega.
LEIA MAIS
Implementos rodoviários têm o melhor setembro em vendas desde 2007
O ônibus elétrico TEVX Higer Azure 9 chega ao Brasil em dezembro
Volvo e Danfoss entregam caminhões elétricos que rodam 24 horas
Publicidade
Seja como for, para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura pública de recarga é vital. Só com o aumento de eletropostos o caminhão elétrico será viável. Sobretudo para o transporte de longa distância na Europa.
Baterias carregadas em 30 minutos
Com capacidade de até 400 kW, o veículo também permite cargas de Megawatts (MCS). A tecnologia ainda não está padronizada entre os fabricantes. Contudo, os clientes já podem solicitar uma pré-instalação. As baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em 30 minutos. Isso em uma estação apropriada com potência de um Megawatt. O Peso Bruto Total Combinado é até 44 toneladas. E oferece uma carga útil de cerca de 22 toneladas, com um semirreboque padrão.
Substituto do Actros a diesel
A Mercedes-Benz criou o veículo para substituir, a longo prazo, a maioria dos caminhões a diesel nesse segmento. O objetivo é oferecer uma solução que inclui a tecnologia. Bem como a consultoria, infraestrutura de carregamento e de serviços.
Seja como for, as vendas do e-Actros 600 começarão ainda este ano. Contudo, a produção em série está prevista para o final de 2024. Além dos cavalos-mecânicos, a Mercedes-Benz Trucks lançará opções de caminhões rígidos do eActros 600. Assim, ampliará as possibilidades de aplicação para o transporte totalmente elétrico.
Caminhão mais silencioso
Conforme a Mercedes-Benz, o eActros 600 é silencioso na estrada. O que proporciona benefícios para o motorista e para o meio ambiente. Contudo, é equipado com um Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS) externo. Assim, poderá garantir que pedestres ou ciclistas possam notar a presença do caminhão elétrico. Os sons são reproduzidos para a frente ou para trás. E de acordo com a velocidade do veículo. Bem como com a posição do pedal do acelerador. Assim, permite-se uma melhor percepção acústica no trânsito urbano.
Sistemas de segurança
A segurança do veículo baseia-se no desenvolvimento de sistemas já testados. Assim, o ponto central é uma plataforma eletrônica nova que envolve uma fusão de sensores que mesclam dados de radar e da câmera. Assim, o motorista terá uma visão melhor na frente e nas laterais do caminhão. Isso oferecerá o processamento de dados 20 vezes maior. Seja como for, há o total de seis sensores instalados, que cobrem um ângulo de 270º ao redor do veículo.